25/04/2024 16:21:34

Economia
08/02/2019 11:00:00

Governo prevê reduzir alíquota de contribuição ao INSS sobre salário mínimo


Governo prevê reduzir alíquota de contribuição ao INSS sobre salário mínimo
Ilustração

O governo estuda criar alíquotas diferenciadas para contribuição previdenciária. A ideia é que varie de acordo com a remuneração: quanto maior o salário, maior a contribuição. Para o salário mínimo, a alíquota cairia de 8% para 7,5%.

“É a mesma lógica do Imposto de Renda, o que seria muito bom para mostrar que a reforma não prejudicará os mais pobres”, explicou uma fonte a par das negociações. A princípio, os militares e os servidores públicos seriam incluídos nessa regra.

Para os servidores públicos, o governo pretende manter o que estava no parecer do deputado Arthur Maia (DEM-BA), que relatou a PEC do ex-presidente Michel Temer na comissão especial. Integralidade e paridade, para quem entrou no serviço público depois de 2003, só aos 65 anos de idade.

Outro ponto que a equipe econômica não quer deixar de colocar na reforma é alguma mudança no Benefício de Prestação Continuada (BPC), embora alguns aliados digam que seria um desgaste desnecessário.

É grande a chance de que o texto enviado à Câmara desvincule o benefício do salário mínimo, como tentou fazer o ex-presidente Michel Temer, na proposta que enviou em 2016. “Se tentarem fazer isso, estão lascados”, disse um deputado da base governista.

Correio Braziliense



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News