19/04/2024 11:58:13

Política
06/02/2019 08:00:00

Primeira sessão para apreciar rateio do Fundeb deve ocorrer nesta quarta, na ALE


Primeira sessão para apreciar rateio do Fundeb deve ocorrer nesta quarta, na ALE
Autores do requerimento da Fundeb na Assembleia

Deve acontecer nesta quarta-feira (6) a primeira sessão extraordinária para que os deputados apreciem o projeto de lei sobre o rateio do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). O deputado Davi Maia (DEM), confirmou que, após coletadas as assinaturas, o requerimento solicitando a realização da sessão foi protocolado na noite de hoje (4).

Ele e os deputados Gilvan Barros Filho (PSD), Jó Pereira (MDB) e Cibele Moura (PSDB) redigiram o requerimento na manhã desta segunda-feira, quando se reuniram na Casa. Por meio de sua assessoria de Comunicação, Cibele Moura disse que deverá ser designado um relator especial para a matéria, já que as comissões permanentes da Casa ainda não estão formadas.

Movimentação da economia

Em entrevista ao CadaMinuto, Jó Pereira explicou que o grupo solicitou à presidência a convocação extraordinária com pauta exclusiva a partir de quarta-feira, já que outras sessões podem ser necessárias para apreciação da matéria, caso ocorra pedido de vistas por parte de algum parlamentar, por exemplo.

Jó Pereira destacou ainda a importância de acelerar a votação do projeto de lei, benéfico não só para os professores, mas para a economia local em geral: “Esse dinheiro movimenta o comércio e geralmente entra no final de dezembro, mas agora, em fevereiro, ainda está retido nos cofres do Estado”, alertou.

O projeto de lei, de origem governamental, garantindo o rateio de cerca de R$ 31 milhões das sobras de recursos do Fundeb  entre mais de 15 mil professores e servidores da rede pública estadual, foi encaminhado pelo governador Renan Filho (MDB) para o Poder Legislativo no dia 14 de janeiro deste ano.

Têm direito ao pagamento - que é proporcional a jornada e ao tempo de serviço - os docentes, profissionais que oferecem suporte pedagógico direto a docência, servidores em atividades de direção, administração escolar, supervisão, orientação, inspeção, planejamento e atividade pedagógica.

Cada Minuto



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 30
Notícias Agora
Google News