28/03/2024 12:47:26

Saúde
05/02/2019 08:30:00

Diabetes: conheça 4 métodos naturais para reduzir níveis de açúcar


Diabetes: conheça 4 métodos naturais para reduzir níveis de açúcar
Ilustração

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), muitos indivíduos sofrem de diabetes tipo 2 sem que tenham conhecimento. A doença, inclusive, chegou a ser apelidada de “a nova epidemia do século XXI”.

A patologia crônica provoca o aumento significativo e perigoso dos níveis de açúcar do sangue e pode, ainda, causar o aparecimento de doenças graves.

A maioria dos indivíduos precisa tomar medicação para controlar a patologia, mas existem vários métodos naturais para manter os níveis de açúcar baixos e equilibrados.

Em declarações à publicação Daily Star Online, a médica Sarah Brewer apresentou quatro métodos para regularizar os níveis de açúcar no sangue naturalmente e sem a ingestão de medicamentos:

1. Reduza o estresse

É importante que arranje tempo para relaxar e para lidar com quaisquer causas de estresse na sua vida.

Apesar de sofrer de diabetes, por si só, ser uma situação extremamente estressante, tente focar em manter o controle – é quando se sente fora de controle que esses sentimentos de ansiedade se intensificam.

Foque igualmente em melhorar a sua dieta e estilo de vida, e em perder peso passo a passo.

2. Reduza o consumo de açúcar e de alimentos processados

Seguir uma dieta saudável pode ajudar a melhorar os níveis de açúcar no sangue, explica Brewer.

O regime alimentar tão característico de países latinos inclui vegetais, fruta, peixe, feijão, frutos secos e sementes. Reduzindo, assim, o consumo de hidratos de carbono ricos em açúcar.

Quando estiver desejando um doce, opte por consumir cacau ou chocolate meio amargo.

3. Mantenha-se ativo

Praticar exercício físico ajuda a melhorar a resistência do organismo à insulina e a queimar alguma glucose em excesso, usando-a como energia.

Opte por caminhar ou por pedalar ao invés de andar tantas vezes de carro ou de transportes. Tente caminhar com um passo rápido pelo menos durante 30 minutos por dia, num total de pelo menos 150 minutos de atividade física por semana.

Procure ainda incluir no seu estilo de vida a prática de exercícios de força, entre duas ou mais vezes por semana. Se levantar pesos não for a sua preferência, opte por praticar natação ou yoga.

4. Mantenha-se otimista

Foque em aspectos positivos em detrimento dos negativos, procure ser solidário e mostrar compaixão.

Caso viva sozinho, considere adotar um animal para lhe fazer companhia.

Notícias ao Minuto



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 93
Notícias Agora
Google News