23/04/2024 23:07:59

União dos Palmares
03/02/2019 14:00:00

União dos Palmares celebra sua padroeira Santa Maria Madalena


União dos Palmares celebra sua padroeira Santa Maria Madalena
Charola de Santa Maria Madalena

Uma vez por ano, centenas de milhares de fiéis de Santa Maria Madalena se reúnem em União dos Palmares para manter à tradição religiosa que acontece a cada dia 2 de fevereiro que é reservado para pedidos e agradecimentos durante a festa da excelsa padroeira.

Neste sábado(2) uma multidão de palmarinos e turistas foi prestar as homenagens a padroeira dos católicos de União dos Palmares, cujo ritual se segue em procissão com a imagem da santa, trazida para União dos Palmares numa imagem esculpida em madeira, pelos bandeirantes, capitâneado por Domingos Jorge Velho. A celebração acontece há 184 anos em forma de gratidão de seus adoradores.

Como de praxe, outras 22 charolas fazem parte desse cenário de fé pelas ruas de União dos Palmares, cujo trajeto inicia-se na rua Correia de Oliveira, praça Costa Rêgo, Presciliano Sarmento, boa parte da avenida Monsenhor Clóvis Duarte, pois na altura da agência dos Correios a procissão muda de percurso indo em direção a praça de alimentação ex-primeira-dama Cristina Vergeti, passa pela rua Antônio Onorato depois Hermano Plech, Antônio Arecipo(antigo Cangote) praça Antenor de Mendonça Uchôa e Ruy Barbosa chegando a matriz de Santa Maria Madalena que fica na praça Basiliano Sarmento.

- Estou cansada, mas vim agradecer à Santa Maria Madalena pelo ingresso do meu filho no curso de medicina da Uncisal, disse a enfermeira Edvane Ferreira.

Este ano, boa parte dos fiéis vestiram branco. As charolas mais concorridas foi a do padre Cícero, cuja administração se dá através de uma associação de devotos do patriarca do Nordeste no município, seguido de São Sebastião, São José, São Vicente de Paulo e São Cristovão, protetor dos motoristas onde este ano membros da Associação do Transporte Complementar de União dos Palmares estiveram presentes.

De acordo com a polícia militar do segundo BPM nenhum incidente foi registrado durante o novenário da padroeira. Todas as noites era notório a apresentação de artistas da música popular brasileira num palco central, localizado na praça Basiliano Sarmento, mas tudo aconteceu dentro da normalidade.

Na noite deste domingo,3, haverá procissão da bandeira, onde os fiéis numa demonstração de muita fé, resistência e devoção acompanham em procissão a bandeira de Santa Maria Madalena sua efígie desenhada a mão no centro do pano branco de cetim importado.

Depois de colocada numa charola, quase sempre ornada de flores naturais, ela deixa o pátio da matriz onde esteve hasteada num mastro de 21 metros de altura e seguirá para a casa dos Padres onde será guardada em local seguro para em 2020 se repetirem as comemorações quase sempre inédita entre os fiéis da imaculada Santa Maria Madalena, padroeira de União dos Palmares.

Blog a Palavra - Ivan Nunes

Galeria




Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 41
Notícias Agora
Google News