29/03/2024 11:10:09

Geral
02/02/2019 20:00:00

Técnicos apresentam rede sismográfica instalada no Pinheiro


Técnicos apresentam rede sismográfica instalada no Pinheiro
Ilustração

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM), por meio da Rede Sismográfica Brasileira, e em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), instalou seis estações sismográficas para o registro de atividades sísmicas na região do Pinheiro.

Segundo o pesquisador em Geociências Marcos Ferreira, as estações farão o monitoramento sísmico in loco da área do bairro do Pinheiro, o que auxiliará nos demais estudos realizados.

A cobertura da rede fará o monitoramento do Pinheiro e arredores da área afetada, registrando microtremores, que na sua maioria, não são perceptíveis pela população, além de viabilizar as condições para elaboração de um mapa de localização destas vibrações e sua magnitude.

A rede sismográfica local tem uma área de cobertura de aproximadamente 1 km de raio partindo do centro do bairro. Os locais para a instalação foram definidos com base nas condições do ruído ambiental, sinal de rede e segurança do equipamento, entre outros fatores.

A manutenção das estações será feita periodicamente por técnicos da UFRN, que serão os responsáveis pelos equipamentos instalados.

 Como funcionam as estações

As estações sismográficas são capazes de captar qualquer tipo de vibração oriunda de tremores perceptíveis ou não pelo homem, ou qualquer mecanismo que possa ocasionar a vibração do solo, como veículos pesados, obras, entre outros fatores. Esse sinal é transmitido para os membros da Rede Sismográfica (UFRN, ON, USP e UnB) e são analisados pelos geofísicos da área de sismologia.

Os dados obtidos serão analisados, processados e transmitidos para boletins, que são emitidos sempre que se verifiquem eventos importantes.

Jornal de Alagoas



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News