28/03/2024 10:09:59

24/03/2009 00:00:00

Municipios


Municipios

Por unanimidade, os mototaxistas de Delmiro Gouveia acabaram de aprovar o Estatuto que cria a cooperativa da categoria no município. A decisão saiu em reunião no Clube Vicente, Centro da Cidade, após uma passeata pelo bairro. Em uma atitude pioneira na região Agreste/Sertão, a Coomdeg – sigla da cooperativa – conta com 250 cooperados que antes estavam distribuídos em quatro associações.

A reunião contou com as presenças do presidente da Coomdeg, Luciano Oliveira, do superintendente municipal de Transporte e Transito, Major Leandro e da coordenadora do Sistema Nacional de Emprego (Sine) em Delmiro, Maria Auxiliadora Ferraz e de representantes das associações.

Durante a ocasião foram debatidas com os mototaxistas a importância de se criar a cooperativa e as vantagens que o sistema oferece aos mesmos.

A coordenadora do Sine disse que a idéia de montar a cooperativa já vinha sendo articulada com a categoria. “O Sine já desenvolve um trabalho junto aos mototaxistas e à partir de agora essa parceria vai se fortalecer, pois através da cooperativa estaremos continuamente atualizando os condutores e oferecendo cursos que são primordiais, como na área de atendimento ao cliente e de marketing pessoal”, enfatizou Ferraz ao completar que o Sine também vai intermediar outras parcerias para a cooperativa.

O presidente da Coomdeg falou sobre a importância da profissionalização dos cooperados. “A cooperativa nasce com a aprovação da maioria dos mototaxistas, mas teremos que fazer todo um trabalho de conscientização para que eles entendam como funciona o cooperativismo e que se interessem em se atualizar cada vez mais, pois nosso maior objetivo é prestar um serviço de qualidade para a população delmirense”, destacou Oliveira, mototaxista há quatro anos.

Segundo o presidente da Coomdeg, nos próximos 30 dias a cooperativa deve ser registrada e poderá dar abertura para o cadastro de novos mototaxistas.

Fiscalização

Parceira e uma das articuladoras da Coomdeg, a Superintendência Municipal de Transporte e Transito (SMTT) vai “apertar” o cerco aos clandestinos. A declaração foi do superintendente Major Leandro, que já avisou “a fiscalização vai ser rigorosa, como já acontece, e não vamos permitir abusos”.

O superintendente reafirmou que além da fiscalização, a SMTT vai estar atenta a segurança do condutor e dos clientes e por isso não será permitido que o mototaxista esteja trajando bermuda e calçando chinela. Clientes na garupa só a partir dos 12 anos. Além disso, o cooperado terá que fazer uso de kit identificador composto por colete na cor azul, adesivo para a moto e carteirinha de registro na Coomdeg.

Major Oliveira ressaltou a importância da vistoria nas motos e a atenção no transito. “Mesmo fazendo a vistoria na Ciretran, todos terão de passar pela vistoria da SMTT e outra coisa: mais atenção às normas de transito, pois eu tenho visto muitas infrações e se o mototaxista passar a ser reincidente poderá perder o ponto”, sentenciou o superintendente ao dizer que o trabalho dos condutores será acompanhado pela Superintendência diariamente visando a disciplina e o respeito ao Código Nacional de Transito.

Fonte: Assessoria



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 93
Notícias Agora
Google News