19/04/2024 12:48:18

24/03/2009 00:00:00

Saúde


Saúde

Para marcar o Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose, que acontece nesta terça-feira (24), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realiza um dia temático de conscientização sobre a doença, que em 2008 atingiu 1.124 alagoanos. A atividade educativa acontece das 8h às 18h, no Calçadão do Comércio, situado no Centro de Maceió, e tem como objetivo alertar a população quanto aos sintomas da doença, que é transmitida pelo Bacilo de Koch.

Na ocasião, será distribuído material educativo, a exemplo de cartazes e panfletos, com informações sobre os sintomas da doença, o que se deve fazer ao suspeitar que está sendo vítima dela e quais as unidades de saúde que disponibilizam o tratamento. Durante todo o dia, uma equipe da Coordenação Estadual do Programa de Controle da Tuberculose estará de prontidão para esclarecer as dúvidas da população.

A tuberculose está associada aos problemas sociais, como as más condições de vida da população que reside em áreas periféricas, em favelas e presídios, onde, na maioria das vezes, as condições de higiene são precárias. Diante desta realidade, a sua proliferação aumenta de forma significativa, por se tratar de uma doença infecto-contagiosa, que é transmitida através da tosse, espirro ou gotículas expelidas durante a fala.

“Ela é uma doença que pode ser detectada com rapidez, bastando, apenas, que o paciente seja conduzido a uma unidade de saúde ao apresentar sintomas característicos, como tosse há mais de três semanas consecutivas com secreção (catarro), febre vespertina, perda de peso e suores noturnos. Nossa preocupação, no entanto, consiste no fato de que a atenção básica dos 102 municípios alagoanos deve atuar de forma mais enfática, no sentido de notificar os casos da doença, proceder o diagnóstico e encaminhar as vítimas para serem tratadas”, ressaltou a coordenadora Estadual do Programa de Controle da Tuberculose da Sesau, Tânia Maria de Queiroz.

Tratamento

Por ser uma doença que, anualmente, mata quase 2 milhões de pessoas, caracterizando-se por atingir os pulmões, o tratamento da tuberculose deve ser realizado por um período de seis meses. Isso porque, caso não seja tratada de forma adequada, o Bacilo de Koch pode voltar a atacar os pulmões, causando resistência à medicação.

“Por isso, as vítimas da doença devem receber um acompanhamento por seis meses, para que a taxa de mortalidade não ultrapasse o percentual de 85%, que é o índice de cura preconizada pelo Ministério da Saúde. Daí a nossa preocupação em encaminhar os pacientes às unidades de saúde que são referência para o tratamento, a exemplo do Hospital Escola Hélvio Auto”, informou Tânia Maria Queiroz, acrescentando que “os municípios onde foram detectados os maiores índices da doença em 2008 foram Arapiraca, Palmeira dos Índios, Penedo, União dos Palmares, Rio Largo, São Miguel dos Campos e Maceió”.

Ascom-Sesau


Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 30
Notícias Agora
Google News