26/04/2024 19:51:27

Política
27/01/2019 20:00:00

Renan Filho anuncia suspensão imediata das licenças ambientais da Braskem para atuação no Pinheiro


Renan Filho anuncia suspensão imediata das licenças ambientais da Braskem para atuação no Pinheiro
Ilustração

O governador de Alagoas, Renan Filho, anunciou há pouco que  as licenças ambientais da Braskem para a extração de sal-gema, no bairro do Pinheiro, estão suspensas de forma imediata. O anúncio foi divulgado através das redes sociais do governo, neste sábado (26).

De acordo com Renan, a decisão foi tomada diante da não conclusão dos estudos e a falta de informações precisas sobre as causas das rachaduras nas edificações e dos afundamentos do solo no bairro. O governador ressaltou que os poços não estavam mais em operação, mas, a partir de agora, a empresa não tem mais autorização para que eles voltem a funcionar.

Ainda segundo Renan, a suspensão das licenças foi determinada por meio do Instituto do Meio Ambiente (IMA), em Alagoas, e após consulta ao Mistério Público do Estado (MPE/AL).  “É uma medida preventiva que visa garantir a segurança de quem vive no bairro neste momento. É dever de todo governante agir com transparência”, disse o governador.

Diante de muitas hipóteses sobre o fenômeno, Renan lembrou que o Serviço Geológico do Brasil lista entre as possíveis causas  da instabilidade do solo a atividade de mineração do sal-gema, a extração de água subterrânea e movimentações tectônicas.

“Enquanto não temos respostas precisas, precisamos agir! Vamos continuar monitorando a situação e buscando junto ao governo federal e ao município de Maceió, integradamente, soluções definitivas para o problema”, finalizou Renan Filho.

Assista ao anúncio do governador:

 

 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News