19/04/2024 08:57:28

Cidades
25/01/2019 13:00:00

Prefeito Cláudio Filho Cacau decreta situação de Emergência na Barra Nova


Prefeito Cláudio Filho Cacau decreta situação de Emergência na Barra Nova
Prefeito Cacau

zabelle Targino

Assessoria

O prefeito de Marechal Deodoro, Claudio Filho Cacau, decretou, na tarde desta terça-feira (22), situação de emergência na Barra Nova. A decisão do chefe do executivo municipal se deu em virtude dos estrados que o avanço da maré vem causado às residências e estabelecimentos comerciais da Barra Nova, além dos riscos aos moradores. O decreto nº 03/2019, que declara situação de emergência nas áreas do município afetadas por erosão costeira/marinha, foi publicado no Diário Oficial do Estado nesta quarta-feira (23).

A maré começou a avançar na Barra Nova na semana passada, mas o problema se agravou esta semana, quando as ondas derrubaram o muro de contenção já existente e chegou até residências e estabelecimentos comerciais.

Diante dos danos e do risco para os moradores, na manhã dessa terça (21), a Prefeitura de Marechal Deodoro iniciou, de forma emergencial, um trabalho de contenção com o uso de pedras, formando uma barreira de proteção. Ao todo, serão utilizados em todo de vinte caçamba de pedras no local. Essa barreira ajuda a diminuir o impacto das ondas durante a maré alta. O trabalho teve início ontem e deve ser finalizando hoje, já que somente pode ser executando durante a maré baixa.

“Nós temos uma dinâmica muito grande na Barra Nova que a cada ano, a boca da barra abre em uma localidade diferente. Desta vez, além da maré de lua, estamos na época do vento nordeste, o que fez com que haja maré alta, e ondas estão mais fortes. No local já havia um muro de contenção e que a força das ondas derrubou. Então acionamos a Defesa Civil Estadual, comunicamos ao Governo do Estado e decretamos situação de emergência aqui na Barra Nova”, disse o prefeito Cláudio Filho Cacau.

 

A Defesa Civil Estadual esteve no local, realizou uma vistoria e se colocou à disposição para ajudar. “Esta é uma ação natural, mas que está causando muitos danos à população. Vamos reconhecer a emergência e enviar para o Governo Federal”, disse o coordenador da Defesa Civil do Estado, Cel. Moises.

Muro de Contenção

Paralela à contenção emergencial que está sendo realizada na Barra Nova, a Prefeitura de Marechal Deodoro iniciou o projeto para a construção de um muro de contenção para a orla da Barra Nova. De acordo com a Secretaria de Infraestrutura, a ideia é que a contenção contemple um quilômetro de orla.

“Esta contenção com pedras que estamos fazendo melhora, mas não é definitiva. Então estamos produzindo um projeto para um muro de contensão para tentar solucionar este problema. Vou a Brasília também e quero acionar a bancada federal para pleitear os recursos para a esta obra”, finalizou o Prefeito.

Al1



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 29
Notícias Agora
Google News