19/04/2024 20:00:45

Alagoas
24/01/2019 16:00:00

Detran alerta sobre cuidados na compra de veículos usados


Detran alerta sobre cuidados na compra de veículos usados
Ilustração

Comprar um veículo usado pede calma e atenção. Com o intuito de alertar a população alagoana sobre como evitar possíveis problemas ao realizar este procedimento, o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) reforça a importância de analisar algumas situações que irão contribuir para a aquisição de um transporte com segurança antes de realizar a transação comercial.

De acordo com o chefe de controle de veículos do Detran/AL, Sérgio Adriano, entre as principais medidas à serem adotadas antes de realizar o negócio estão: o procedimento de consulta para saber como está a situação cadastral do veículo junto ao órgão e também a realização de uma vistoria que irá garantir a autenticidade do veículo.

“É muito importante saber da situação que o transporte se encontra junto ao Detran/AL. O procedimento de vistoria como prática de segurança garante a verificação da autenticidade do veículo, ou seja, que não existem adulterações, não se trata de um veículo clonado ou mesmo que não foi realizado nenhuma modificação não permitida pela legislação de trânsito vigente”, enfatiza Sérgio.     

Para constatar se o veículo possui débitos o usuário poderá acessar o site www.detran.al.gov.br e fazer a consulta de forma gratuita, clicando na aba “consulta de veículo”. Para realizar o procedimento basta ter em mãos os caracteres da placa e o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam).

ALERTA SOBRE GOLPES

Desconfiar de preços muito abaixo do mercado também é uma dica importante para quem deseja comprar um veículo. Além de um mau negócio, existe a possibilidade da ocorrência de golpes que podem gerar grandes prejuízos. Há casos em que o veículo é fruto de roubo, a placa é clonada, a documentação é falsificada e é feito o anúncio do produto, geralmente na internet, por um valor atrativo.

O Detran/AL ressalta ainda, que não envia notificações para quitação de financiamentos e os atos que envolvem esse aspecto são exclusivos dos agentes financeiros. Para obter informações sobre a quitação ou não do financiamento do veículo, os interessados também poderão acessar o site institucional e realizar a consulta de gravame ou a consulta de Renajud para saber se o veículo possui restrições judiciais.

“O Detran/AL tem um site que é muito eficaz, muito transparente e todas as informações podem ser encontradas no portal e o cidadão precisa ter essa atenção de que terceiros não falam pelo órgão. É preciso ter cuidado sobre esses possíveis golpes e estaremos sempre informando a população quais são os canais corretos e legítimos para acessar os serviços do órgão”, reforça do diretor-presidente do Detran/AL, Adrualdo Catão.

Extra Alagoas



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 32
Notícias Agora
Google News