18/04/2024 02:55:48

Cidades
24/01/2019 13:00:00

Prefeitura de Marechal decreta emergência após avanço do mar na Barra Nova


Prefeitura de Marechal decreta emergência após avanço do mar na Barra Nova
Avanço do mar preocupa autoridades e população

A Prefeitura Municipal de Marechal Deodoro decretou situação de emergência para o povoado Barra Nova, região situada no Litoral Sul do estado. O documento foi assinado nessa terça-feira (22) e será publicado em edição do Diário Oficial do Estado (DOE). A medida foi tomada devido ao avanço do mar, que atingiu casas e estabelecimentos comerciais da localidade. 

Segundo informações da assessoria de comunicação da prefeitura, o intuito do Município é de que o decreto de emergência seja reconhecido pela Defesa Civil Estadual, porém, o órgão já sinalizou que irá reconhecer a gravidade da situação. Após o reconhecimento, o documento será encaminhado a Brasília, para análise e aprovação pelo governo Federal.

"Na próxima semana, o prefeito vai reunir a bancada alagoana, a fim de pedir recursos para obras de contenção do avanço do mar, que giram em torno de cinquenta milhões de reais", disse a assessoria. 

A reportagem da TV Gazeta esteve logo cedo, na Barra Nova, e foi informada de que técnicos da Defesa Civil vão retornar à localidade, para acompanhar a situação. Aos poucos, o mar avança e toma conta da calçada de residências e estabelecimentos comerciais.

Reparos

A Prefeitura de Marechal Deodoro deu início, na manhã de ontem, aos trabalhos de contenção da maré. Desde a tarde dessa segunda-feira (21) que os moradores da região estão aflitos, porque a força da água já derrubou muros e parte de residências.

A Gazetaweb chegou a receber imagens de uma moradora da localidade, que relatou que o bar do pai acabou desabando devido ao avanço do mar e que uma pessoa teria se machucado com um pedaço de telha. 

"Tudo caindo, o bar do meu pai já não existe mais. As casas perto da praia já estão se acabando devido ao mar. O muro atrás da Igreja Santa Luzia também já acabou. Olha, o mar está invadindo tudo. Está todo mundo com medo", disse a moradora.

Já é Notícia



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 27
Notícias Agora
Google News