25/04/2024 09:55:39

23/03/2009 00:00:00

Municípios


Municípios

Adalberto C ustódio //

Assim que assumiu o comando da Prefeitura de Anadia, no último dia 1° de janeiro, a prefeita Sânia Tereza (PT) se deparou com uma máquina administrativa precária e praticamente falida, o que retrata a forma irresponsável de como a gestão anterior vinha conduzindo a administração, deixando de lado o respeito com o patrimônio público e, principalmente, com a população, que vivia a mercê do descaso e do abandono.

Apesar do caos ter se instalado em todos os setores da municipalidade, nestes três primeiros meses de administração a prefeita Sânia Tereza tem priorizado ações na área de saúde pública, garantindo o direito a vida e ao bem estar da população, principalmente dos mais necessitados.

Juntamente com a secretária da pasta, Cláudia Santana, a prefeita Sânia traçou algumas ações, consideradas prioritárias para reverter a situação, entre elas: a ampliação da cobertura do Programa de Saúde da Família (PSF) em 100%, melhoria das condições de trabalho dos profissionais da Saúde, a realização de cirurgias e exames em sua totalidade, entre outros.

Ainda por conta da ingerência, o município chegou a perder duas equipes do PSF durante a gestão passada, o que dificultou ainda mais o acesso à saúde, principalmente por parte da população rural. Com muito esforço, a atual administração conseguiu recuperar as duas equipes e, atualmente, o Programa funciona com seis equipes completas, realizando uma cobertura de 100% no município. Visando otimizar ainda mais o acesso à saúde, outras duas equipes já se encontram em fase de implantação.

A regularização do funcionamento do PSF em Anadia começa a dar os primeiros resultados. O trabalho realizado pelos profissionais do Programa ocasionou numa diminuição considerável na procura pelo hospital do município.

De acordo com a secretária Cláudia Santana, Anadia está prestes a ser contemplada com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), uma espécie de apoio ao PSF, que reúne multi-profissionais da área de saúde, a exemplo de médicos ginecologistas, pediatras, psiquiatras, professores de educação física, nutricionistas, acupunturistas, homeopatas, farmacêuticos, assistentes sociais, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos e terapeutas ocupacionais. A implantação do Núcleo em Anadia está condicionada a criação das duas novas equipes do PSF, uma vez que o Nasf só entra em atividade nos municípios que possuem acima de 8 equipes.

 

Atendimentos na Unidade Mista serão otimizados

 

A Unidade Mista Rui Palmeira, que durante anos foi considerada referência na região, também está passando por um longo processo de reestruturação. A atual administração herdou o hospital com vários problemas, tanto na parte estrutural como humana. Um dos maiores descasos com o dinheiro público pode ser visto no centro cirúrgico da Unidade Mista, onde equipamentos caríssimos, que poderiam estar funcionando e salvando vidas, se encontram paralisados e amontoados como sucata. Uma das metas da prefeita Sânia Tereza é reformar e reequipar a unidade até o final deste ano.

O hospital funciona em regime de plantão 24 horas para atendimentos de urgência e emergência, além de atendimento ambulatorial em várias áreas. Através de um grande esforço entre o PSF e a Unidade Mista Rui Palmeira, a população anadiense, em especial as mulheres, estão tendo acesso a diversos tipos de atendimento médico, entre eles, exames uterninos, de câncer de mama e pré-natal.

Paralelamente, o município ainda conta com seis postos de saúde, distribuídos nas zonas urbana e rural. Brevemente, outras duas unidades estarão sendo implantadas no município.

Segundo a secretária Cláudia Santana, o município está solicitando ao Ministério da Saúde a excepcionalidade para a implantação de uma Farmácia Popular no município. Como Anadia possui uma população inferior do que a estabelecida pelo governo federal para poder ser contemplada com uma Farmácia Popular, a idéia é trabalhar em cooperação com outros municípios vizinhos, a exemplo de Maribondo, Boca da Mata, entre outros.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 42
Notícias Agora
Google News