29/03/2024 08:52:09

Educação
21/01/2019 08:30:00

Alfabetização de crianças por meio de jogo de realidade aumentada


Alfabetização de crianças por meio de jogo de realidade aumentada
Ilustração

aprendizado de forma lúdica por meio da tecnologia. Com isso em mente a startup 4DMais desenvolveu dois jogos de realidade aumentada que usam 23 cartas e um aplicativo móvel que não requer conexão à internet: um voltado à alfabetização, ilustrado com animais, e outro com foco em geografia e história, mostrando os dinossauros.

"Optamos por trabalhar com os pequenos primeiro, desenvolvendo um sistema onde eles compram cards pelos sites ou algumas lojas, baixam o APP gratuitamente e utilizam o recurso para se divertir e aprender", explica a CEO Kedma Tolentino.

De acordo com ela, o uso dos jogos extrapolou a pedagogia e chegou a outras áreas que envolvem educação infantil, como fonoaudiologia e psicopedagogia, onde a realidade aumentada é utilizada para auxiliar no tratamento de crianças com déficit de atenção.

Mas como funciona?

"São cards físicos que a criança recebe e, após baixar o aplicativo, aponta para o tablet ou smartphone. Graças à computação imersiva, surge a animação 3D do animal, uma narração com o nome dele e a reprodução da letra do alfabeto correspondente. No caso específico de um  dinossauro o programa libera seu som característico", conta o assistente de mídia digital, Leonardo Nunes da Silva.

Entre as possibilidades que a criança tem de interagir estão o zoom no animal, clicar em cima dele fazendo-o reproduzir outros sons, tirar fotos e compartilhar nas redes sociais.

"Além de oferecer serviços de realidade aumentada, como os jogos, usamos a realidade virtual em trabalhos para empresas que nos buscam para realizar um projeto específico", conta Kedma, ressaltando a importância da startup ocupar um espaço dentro do inovabra habitat.

"É fundamental estar em um local que nos permita demonstrar nossos produtos e serviços com seriedade ao mercado. Além disso, aqui ganhamos visibilidade e conexões com grandes empresas. Como a maioria das startups brasileiras, teríamos dificuldades se buscássemos nos introduzir sozinhos. O inovaBra habitat é um facilitador dessa aproximação", finaliza.

A computação imersiva, tecnologia usada pela 4DMais, é um dos eixos do inovabra habitat, espaço de coinovação do Bradesco. Os demais pilares tecnológicos do local são API, blockchain, inteligência artificial, internet das coisas (IoT) e big data.

Confira abaixo a entrevista com a CEO:

Revista Galleu

 




Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News