aprendizado de forma lúdica por meio da tecnologia. Com isso em mente a startup 4DMais desenvolveu dois jogos de realidade aumentada que usam 23 cartas e um aplicativo móvel que não requer conexão à internet: um voltado à alfabetização, ilustrado com animais, e outro com foco em geografia e história, mostrando os dinossauros.
"Optamos por trabalhar com os pequenos primeiro, desenvolvendo um sistema onde eles compram cards pelos sites ou algumas lojas, baixam o APP gratuitamente e utilizam o recurso para se divertir e aprender", explica a CEO Kedma Tolentino.
De acordo com ela, o uso dos jogos extrapolou a pedagogia e chegou a outras áreas que envolvem educação infantil, como fonoaudiologia e psicopedagogia, onde a realidade aumentada é utilizada para auxiliar no tratamento de crianças com déficit de atenção.
Mas como funciona?
"São cards físicos que a criança recebe e, após baixar o aplicativo, aponta para o tablet ou smartphone. Graças à computação imersiva, surge a animação 3D do animal, uma narração com o nome dele e a reprodução da letra do alfabeto correspondente. No caso específico de um dinossauro o programa libera seu som característico", conta o assistente de mídia digital, Leonardo Nunes da Silva.
Entre as possibilidades que a criança tem de interagir estão o zoom no animal, clicar em cima dele fazendo-o reproduzir outros sons, tirar fotos e compartilhar nas redes sociais.
"Além de oferecer serviços de realidade aumentada, como os jogos, usamos a realidade virtual em trabalhos para empresas que nos buscam para realizar um projeto específico", conta Kedma, ressaltando a importância da startup ocupar um espaço dentro do inovabra habitat.
"É fundamental estar em um local que nos permita demonstrar nossos produtos e serviços com seriedade ao mercado. Além disso, aqui ganhamos visibilidade e conexões com grandes empresas. Como a maioria das startups brasileiras, teríamos dificuldades se buscássemos nos introduzir sozinhos. O inovaBra habitat é um facilitador dessa aproximação", finaliza.
A computação imersiva, tecnologia usada pela 4DMais, é um dos eixos do inovabra habitat, espaço de coinovação do Bradesco. Os demais pilares tecnológicos do local são API, blockchain, inteligência artificial, internet das coisas (IoT) e big data.
Confira abaixo a entrevista com a CEO:
Revista Galleu