18/04/2024 22:19:49

Educação
18/01/2019 07:07:00

Seduc divulga processo seletivo para gerentes regionais de educação


Seduc divulga processo seletivo para gerentes regionais de educação
Texto de Ana Paula Lins

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) divulgou no Diário Oficial do Estado (DOE) de terça-feira (15) a abertura do processo seletivo para o cargo de comissão de gerente regional de educação para o biênio 2019-2020. Foram convocados para o processo seletivo os gestores das escolas municipais e estaduais com a maior pontuação no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e que estavam no efetivo execício da função em 2017, período de aplicação da Prova Brasil – avaliação de larga escala que ajuda a construir o cálculo do Ideb.

As Gerências Regionais de Educação (Geres) existentes funcionam como representações da Seduc, fazendo também uma ponte entre a secretaria e as redes municipais, particulares e federal. Todas as escolas da rede estadual estão subordinadas a alguma destas gerências. As 13 Geres estão espalhadas em todo o Estado, da seguinte forma: Maceió é sede da 1ª e 13ª Gerências; Arapiraca, da 5ª; São Miguel dos Campos, da 2ª; Palmeira dos Índios, da 3ª; Viçosa, da 4ª; Santana do Ipanema, da 6ª; União dos Palmares, da 7ª; Pão de Açúcar, da 8ª; Penedo, da 9ª; Porto Calvo, da 10ª; Piranhas, da 11ª e Rio Largo da 12ª.

O processo de escolha dos gerentes regionais tendo como referência o Ideb teve início em 2015, refletindo uma preocupação do governador Renan Filho e do vice-governador e secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa, em reconhecer as escolas e os gestores com os melhores resultados educacionais.

“Quando o governo Renan Filho iniciou sua gestão, entendíamos que, para mudarmos a Educação em Alagoas, era preciso tomarmos certas medidas. Uma delas era a mudança no critério de escolha dos então coordenadores regionais, os quais eram indicados por políticos da região e passavam 15 anos ou até mais exercendo o mesmo cargo. Quando assumimos, optamos pela meritocracia, convocando para a seleção os gestores das escolas com melhor Ideb”, recorda o secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa.

O processo deu tão certo que já está em sua terceira edição e agora chama a atenção de outros estados que estudam adotar esse modelo, a exemplo do Paraná.

Convocação

Foram convocados os gestores das escolas com os melhores resultados no Ideb registrados nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano); anos finais do ensino fundamental (6o ao 9o ano) e ensino médio (1ª a 3ª séries).

O processo seletivo será dividido em três etapas, sendo a primeira o preenchimento de ficha de inscrição, entrega de documentos, títulos e plano de gestão e discussão de caso; a segunda, a realização de uma entrevista presencial e individual e a terceira a análise de currículo e plano de gestão. A primeira etapa está prevista para o dia 25 de fevereiro, a partir das 8h, no Centro de Formação Ib Gatto, no Cepa, enquanto as entrevistas devem ocorrer nos dias 27 e 28 de fevereiro, no horário das 8h às 12h e das 14h às 18h, na sede da Seduc.

Agência Alagoas



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 27
Notícias Agora
Google News