24/04/2024 23:15:04

Alagoas
15/01/2019 10:00:00

Sem receber há 3 meses, produtores jogam leite fora em Mar Vermelho, Alagoas


Sem receber há 3 meses, produtores jogam leite fora em Mar Vermelho, Alagoas
Protesto Mar Vermelho

Produtores de leite de Mar Vermelho, Sertão de Alagoas, estão há três meses sem receber o repasse de recursos do Governo do Estado, por meio do Programa do Leite. Amargando prejuízo e sem ter como escoar a produção, eles estão doando parte dela, e o que sobra, é derramado e jogado fora.

O secretário de Estado da Agricultura, Henrique Soares, confirma que há débito, mas cita apenas os meses de novembro e dezembro. Em entrevista ao Gazeta Rural, ele disse que ainda esse mês a situação será resolvida.

“O Estado tem sim o débito, que por conta do Governo Federal não conseguimos honrar em dia. A União ficou de nos passar R$ 5 milhões dos R$ 6 milhões que é o débito atual. Esse dinheiro está em caixa, só aguardando a abertura do sistema financeiro do Governo. A questão agora é burocrática. A gente tem expectativa [de resolver o problema] entre o dia 15 e o dia 20 de janeiro”, explica o secretário.

Em Mar Vermelho, 120 produtores são beneficiados pelo programa, e desde que começou a falta de pagamento, estão amargando vários prejuízos.

“A situação é precária. Aqui é produtor quebrado, que não paga as contas, que não faz a feira, porque estamos sem receber dinheiro do Governo”, lamenta José Oliveira Souza, presidente da Associação dos Produtores de Mar Vermelho.

Todos os dias, cerca de 1.500 litros de leite são trazidos pelos produtores para a associação. O leite é armazenado em tanques até que seja recolhido pela cooperativa que faz a pasteurização e distribui para famílias de baixa renda atendidas pelo programa.

G1-Al

 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 42
Notícias Agora
Google News