20/04/2024 03:19:09

Geral
14/01/2019 13:30:00

Sindicato denuncia insegurança em penitenciária


Sindicato denuncia insegurança em penitenciária
Penitenciária em Alagoas

Há anos, o Sindicato dos Agentes Penitenciários (Sindapen) aguarda a realização de um concurso público, por parte do Governo, para reforçar o número de agentes nas unidades prisionais alagoanas. E há uma decisão judicial nesse sentido.

Para se ter noção da gravidade do baixo efetivo, o vice-presidente do Sindapen, Petrônio Lima, gravou um vídeo, direcionado à imprensa, denunciando que, no dia 24 de dezembro, véspera de Natal, a Penitenciária Masculina de Segurança Máxima contava com a presença de apenas quatro agentes. Ele classificou a situação como descaso.

“Um presídio desse tamanho, com presos faccionados, e o efetivo é de quatro agentes penitenciários, quatro. Lembrando que aqui está reclusa a nata a criminalidade de Alagoas”.

Empurrando com a barriga e sem data definida para o certame, o Executivo Estadual deve se reunir, no dia 31 de deste mês, com o Ministério Público (MPE), com o objetivo de dar fim ao impasse.

De acordo com o presidente do Sindapen, Kleyton Anderson, atualmente há 350 agentes penitenciários concursados atuando nos presídios alagoanos. A outra parte existente é de contratados, que não atua na parte operacional.

Para ele, o ideal é que fosse pelo menos o dobro de servidores. “Estamos esperando ansiosamente que a ordem judicial seja cumprida, com o objetivo de sanar o problema que estamos tendo”, frisou.

Segundo sindicalista, as revistas nas celas só não são feitas regularmente em função do baixo efetivo. “Quando realizamos essas intervenções, contamos com o fundamental apoio do Grupamento de Escolta e Remoção. O ideal seria que deflagrássemos, com frequência, ações dessa natureza, com o intuito de apreender materiais ilícitos como celulares, carregadores e armas artesanais”.

No último dia 26, durante “batida” no módulo 5, no Presídio Baldomero Cavalcante, onze aparelhos celulares e 39 espetos e facas artesanais foram encontrados pelos agentes penitenciários. Os objetos estavam escondidos dentro de buracos feitos nas celas.

A apreensão é a segunda em cinco dias. No sábado, 22, os agentes apreenderam 38 aparelhos na Penitenciária de Segurança Máxima 2 (PSM2), que é para onde são enviados os detentos ligados a facções criminosas.

Em entrevista a Folha de Alagoas, Kleyton Anderson alertou ainda que os bloqueadores de sinal de celular instalados recentemente pelo governo do Estado não impedem totalmente a comunicação. Conforme o sindicalista, “existem pontos cegos, e quando os presos descobrem eles usam lá”.

O presidente do Sindapen reforçou que as estruturas de algumas unidades são muito falhas, a exemplo do Presídio Baldomero Cavalcante e Cadeião. “A estrutura poderia ser melhorada, seguindo o padrão do PSM2, com celas pré-moldadas e concreto forte. A construção de novos presídios também é um apelo que fazemos às autoridades, devido ao aumento da população carcerária”.

Kleyton Anderson lembrou que o sistema penitenciário alagoano é um dos melhores do país, em termo de ordem e disciplina.

“Apesar de todas as dificuldades, a gente faz o nosso trabalho, tendo a esperança que as coisas vão melhorar. Inclusive, o Presídio Santa Luzia foi eleito pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) foi eleito o melhor presídio feminino do país, em relação à organização e tratamento”.

POSICIONAMENTO

Procurada pela reportagem da Folha de Alagoas, a Secretaria de Estado da Ressocialização (Seris) se posicionou sobre o assunto. Segundo a pasta, “o Governo de Alagoas tem um compromisso com a valorização dos agentes penitenciários e melhoria das condições de trabalho daqueles que promovem a ressocialização dentro e fora das unidades prisionais. Prova disso é que há um diálogo permanente com o Sindicato dos Agentes Penitenciários para tratar questões importantes, como o aumento do efetivo”.

Ainda de acordo com a nota, o Executivo “tem investido em tecnologia, aparelhamento das unidades, capacitação profissional e ações humanizadas para tornar Alagoas uma referência em gestão prisional”.

Jornal Folha de Alagoas



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 33
Notícias Agora
Google News