20/04/2024 02:29:14

Saúde
14/01/2019 07:05:00

Altas temperaturas no verão devem colocar hipertensos em alert


Altas temperaturas no verão devem colocar hipertensos em alert
Ilustração

Existem riscos para a saúde das pessoas durante um período de altas temperaturas, como neste verão, especialmente em relação à alteração da pressão arterial. Quais pessoas são mais vulneráveis à onda de calor? O risco de infarto e AVC aumenta? O Jornal da USP no Ar conversou sobre essas e outras questões com o Doutor Carlos Alberto Pastore, cardiologista do Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Ele explica que, no calor, ocorre a vasodilatação, levando à queda de pressão. Os mais afetados são idosos, que, em geral, já tomam medicamentos para a pressão e sofrem com a mudança repentina da dinâmica do sangue no corpo. Apesar disso, o doutor afirma que continua sendo possível que a pressão de pessoas hipertensas suba, já que seus organismos são sensíveis e têm reações vasculares mais exacerbadas. Em dias quentes, aumenta a probabilidade dos eventos cardiovasculares, pois a subida brusca de temperatura pode desencadear uma resposta cardiovascular e precipitar uma crise em quem já apresenta fatores de risco, aumentando inclusive o risco de infarto. Os principais sinais de alerta, que devem levar o paciente a buscar o pronto-socorro, são tontura e palpitação.

Os médicos recomendam que hipertensos tomem remédios ao acordar, pois durante o sono os vasos relaxam, mas a pressão volta a crescer rapidamente quando se desperta, fazendo com que grande parte dos infartos ocorram no período matinal. Por esse motivo, é necessário prezar pelo bom sono, o que pode ser um desafio no calor. Pastore elucida que o cérebro e o corpo precisam de uma diferença de temperaturas entre si para induzir o sono e, em dias quentes, não há essa diferença. Para corrigir isso, ele recomenda a prática de exercícios, evitar comer muito a noite e diminuir o uso do celular antes de dormir.

A alimentação nesse período deveria ser a mais leve possível, evitando sal e condimentos, e moderando o consumo de álcool, já que tudo isso requer muita água e ajuda o organismo a se desidratar. A principal recomendação do especialista é que, em especial o álcool, sempre seja acompanhado de muita água.

https://jornal.usp.br 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 33
Notícias Agora
Google News