25/04/2024 08:32:16

Governo
10/01/2019 08:00:00

Proposta do governo criará novo regime de aposentadoria


Proposta do governo criará novo regime de aposentadoria
Ilustração

proposta de reforma da Previdência que será entregue ao presidente Jair Bolsonaro na próxima semana já prevê a criação de um regime de capitalização. O projeto seguirá para o Congresso em fevereiro, e não será fatiado, ou seja, votado em partes.

O que é: bandeira defendida pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, o regime de capitalização cria poupança individual para cada trabalhador financiar sua aposentadoria no futuro. Veja como ele funciona em outros países . No atual regime, de repartição, quem está na ativa contribui para quem está aposentado.

Estratégia: o governo quer ganhar tempo. Pretende aproveitar a tramitação do texto enviado por Michel Temer e tirar da proposta de emenda constitucional — que exige mais votos — detalhes que podem ser analisados como projeto de lei.

O que mais: a proposta de Bolsonaro e Guedes deve conter uma regra de transição mais dura do que a de Temer, o que pode gerar economia extra de R$ 275 bilhões. Além disso, o governo prepara medida provisória para coibir fraudes e privilégios na Previdência e espera economizar R$ 20 bilhões por ano.

O Globo



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 42
Notícias Agora
Google News