26/04/2024 15:29:06

19/03/2009 00:00:00

Uniao dos Palmares


Uniao dos Palmares

Cerca de 500 estudantes que residem em União dos Palmares e estudam em Maceió protestaram, no início da noite desta quinta-feira (19), no centro do município. Eles reivindicavam o corte feito pela Prefeitura na despesa do combustível dos ônibus que os conduzem as universidades, em Maceió. Os estudantes foram impedidos de entrar nos ônibus na manhã desta quinta sob a alegação de que o combustível não estaria mais sendo custeado pela Prefeitura.

Outro motivo para a falta de transporte desta quinta, alegado pelo proprietário da empresa de turismo(Edtur) que traz os estudantes à Maceió, é o excesso de passageiros. Aproximadamente 500 alunos utilizam-se do transporte, divididos em três ônibus com capacidade para 45 passageiros cada um. As passagens, de acordo com os estudantes, têm um valor alto e devem ser adquiridas antecipadamente, isto é, aqueles que não têm o dinheiro da passagem não podem freqüentar as aulas assiduamente.

Os estudantes atearam fogo em pneus e fecharam as ruas que dão acesso à Prefeitura da cidade e à Rodoviária. O secretário de Infra- Estrutura, Paulo César Félix, tentou “furar” o bloqueio, um cordão humano feito pelos universitários, e teve o carro danificado. A Polícia foi acionada e tentou negociação com os manifestantes, mas não obteve sucesso. Os estudantes estiveram em frente à residência do prefeito, Areski de Omena, e afirmavam não acreditar na promessa do mesmo de retornar o custeio das despesas já nesta sexta.

VERSÃO DA PREFEITURA

A produção da GazetaWeb entrou em contato com o prefeito Areski de Omena. Segundo ele, o não abastecimento ocorreu pela falta de óleo diesel no posto de combustíveis, e o corte não foi efetivado, como afirmam os estudantes. De acordo com o prefeito, a partir das 5:30h desta sexta o abastecimento já estará normalizado. Areski de Omena ainda alertou para o fato de que o transporte de alunos do terceiro grau não ser de responsabilidade da Prefeitura. “Não é responsabilidade do município, do Estado, nem mesmo da União conduzir estudantes de terceiro grau para as universidades. Ainda assim, eles têm à disposição o ônibus do município e a ajuda na despesa dos ônibus contratados pelos próprios estudantes, os quais não são suficientes para o transporte de todos. Pelo número de alunos, seriam necessários 7 ou 8 ônibus circulando diariamente nos três turnos”, afirmou.

Ao ser questionado pela reportagem sobre a possibilidade da aquisição de novos ônibus, o prefeito alegou que a crise e a diminuição no repasse de recursos impossibilitam qualquer tentativa neste sentido.

com gazetawe - douglas lopes e anny rochelly



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News