27/04/2024 00:12:44

Governo
04/01/2019 21:00:00

Onyx diz que houve ‘movimentação incomum’ de recursos no final do governo de Michel Temer


Onyx diz que houve ‘movimentação incomum’ de recursos no final do governo de Michel Temer
Onyz Lorenzoni

O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, disse nesta quinta-feira (3) que a equipe do novo governo identificou uma “movimentação incomum” de recursos e exonerações nos últimos 30 dias da gestão de Michel Temer. Ao apresentar balanço da primeira reunião ministerial, ele revelou que o presidente Jair Bolsonaro determinou revisão desses atos financeiros.

Grandes repasses teriam chamado a atenção da nova equipe de governo. “Foi solicitado aos ministros que revisassem as nomeações [e exonerações] e também a movimentação financeira dos últimos 30 dias, particularmente dos últimos 15 dias, que pelo volume causou estranheza”, contou Onyx. Essa é uma das cinco primeiras decisões do encontro.

“O presidente Bolsonaro quer um relatório de cada um dos ministros para ver para onde foi o dinheiro, por que foi feito [o repasse] e se há suporte [para que tenha sido feito]”, afirmou. Outras medidas para o início da gestão são o levantamento de imóveis do governo que podem ser vendidos e a criação de uma regra para indicações técnicas em todo o Executivo.

Primeira reunião

Bolsonaro reuniu todos os ministros pela primeira vez, para começar a traçar a programação dos primeiros 100 dias de gestão. “Foi uma reunião de alinhamento do presidente com cada um dos ministros”, relatou Onyx. “Na próxima terça-feira (8), devem ser apresentadas as medidas e propostas que serão aplicadas nas primeiras semanas de governo.”

Um dos pontos avaliados como prioritários para a nova gestão, a reforma da Previdência não foi comentada em maiores detalhes pelo ministro da Casa Civil. Questionado por jornalistas, ele se negou a comentar qualquer aspecto do texto que está sendo construído pela equipe econômica: “Só uma palavra sobre a Previdência. Nós vamos fazer a reforma. Ponto.”

De acordo com ele, o ministro da Economia, Paulo Guedes, vai “preparar a equipe para fazer uma apresentação sobre a reforma da Previdência ao presidente”. A expectativa é de que isso aconteça já nesta sexta-feira (4) “ou no início da próxima semana”. Bolsonaro já indicou que deve fatiar as propostas de mudanças para facilitar a aprovação no Congresso Nacional.

https://jovempan.uol.com.br 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News