23/04/2024 18:51:57

Atualidade
03/01/2019 14:00:00

Cientistas na França conseguem remover vírus HIV de células doentes


Cientistas na França conseguem remover vírus HIV de células doentes
Ilustração

Pesquisadores do Instituto Pasteur, de Paris, anunciaram terem conseguido destruir células infectadas pelo vírus HIV. O grupo alcançou o feito utilizando inibidores de atividade metabólica e publicaram o resultado na revista científica Cell Metabolism.

Apesar de não ser um tratamento, o estudo abre um caminho concreto para a cura da doença que atinge milhões de pessoas no mundo inteiro.

O método coloca de lado o tratamento antigo, realizado com base no uso de medicamentos anti-retrovirais, usados para inibir o vírus a um nível mínimo. Através dos inibidores, o vírus é removido completamente do organismo.

“O tratamento anti-retroviral usado hoje é projetado para bloquear a infecção pelo HIV, mas não é capaz de eliminar o vírus totalmente do corpo. Graças aos inibidores da atividade metabólica, os pesquisadores conseguiram destruir essas células infectadas onde não se chegava”, explicou um porta-voz do instituto.

Os cientistas agora pretendem levar o estudo para testes em seres vivos para verificar sua eficácia em laboratório. O projeto foi financiado pelo próprio instituto e também pela AmfAR (Fundação Americana para Pesquisa da Aids) e Sidaction.

Agências



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 39
Notícias Agora
Google News