29/03/2024 02:03:29

Governo
02/01/2019 11:00:00

Seinfra/AL garante recursos para a construção de barragem em União (8 de março de 2017)


Seinfra/AL garante recursos para a construção de barragem em União (8 de março de 2017)
Cadê a barragem, governador?

Em mais uma ação de convivência com a seca, o Governo de Alagoas anunciou, nesta quarta-feira (8), o investimento de R$ 270 mil do tesouro estadual para a construção de uma barragem de nível definitiva em União dos Palmares. A ação será comandada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), que tem desenvolvido projetos semelhantes em outros municípios em situação de emergência.

De acordo com o Decreto nº 16/2017, publicado pela prefeitura de União dos Palmares, o município também tem sido atingido pela crise hídrica que aflige todo o Brasil. Segundo o documento, a cidade enfrenta a redução do volume de chuvas e a escassez de suas reservas hídricas, situação que tem comprometido a produção agrícola e animal, bem como o abastecimento de água potável na região.

Para sanar o problema, o Governo de Alagoas irá investir R$ 270 mil na construção da primeira barragem de nível definitiva do município. O anúncio foi feito pela secretária de Estado da Infraestrutura, Aparecida Machado, em reunião com o prefeito da cidade, Kil Freitas.

“Água é um bem público e nós estamos empenhados em garantir a todos os alagoanos o acesso a esse recurso natural. A seca existe e não há como combatê-la, mas é possível conviver com ela, minimizando seus efeitos. Por isso, temos desenvolvido projetos que reduzem os danos do período de estiagem para a população”, destacou Aparecida Machado.

Enquanto a obra passa pelo processo de contratação, a Seinfra já adotou medida paliativa para atender às demandas do município. “Em dezembro do ano passado, quando o rio Mundaú registrou vazão zero, recomendamos ao município a implantação de uma barragem provisória, com sacos de areia. A estrutura teve resultados significativos e serviu de teste para mensurar a eficiência da sua conversão em barragem definitiva, feita com concreto armado”, explicou Jamerson Lima, superintendente estadual de Políticas de Saneamento.

Segundo a secretária Aparecida Machado, a obra já está em fase de contratação emergencial. “Quando concluída, a barragem garantirá um período de captação de até 120 dias”, salientou Aparecida Machado.

Myllena Diniz – Ascom Seinfra/AL

 

Correio dos Municipios



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News