24/03/2019 16:27:51

Mundo
01/01/2019 12:00:00

Rússia detém americano sob suspeita de espionagem


Rússia detém americano sob suspeita de espionagem
Ilustração

O serviço de segurança da Rússia (FSB, na sigla em inglês) informou nesta segunda-feira (31) que prendeu um americano sob suspeitas de espionagem.

De acorco com a agência de notícias France Presse, a declaração identifica o americano em russo, com um nome que poderia ser transcrito como Paul Whelan.

Ele foi detido em Moscou na última sexta (28). De acordo com as agências de notícias, um processo criminal foi aberto contra ele.

Não há outros detalhes disponíveis no momento.

A pena para crimes de espionagem pode chegar a 20 anos de prisão na Rússia.

Espionagem e contra-espionagem

Nos últimos meses, a FSB informou que houve um aumento de atividades de espionagem estrangeira dentro da Rússia, uma resposta às declarações de outros países de que os russos também estariam espionando-os.

Em março, o ex-espião russo Serguei Skripal e sua filha, Yulia, foram envenenados dentro de casa no Reino Unido. O ato provocou indignação internacional e a expulsão de mais de 150 diplomatas russos de cerca de 30 de países.

Outro caso recente envolve a russa Maria Butina, acusada de espionagem nos Estados Unidos. Ela foi presa em 16 de julho e, inicialmente, disse ser inocente. O Ministério das Relações Exteriores russo chegou a iniciar uma campanha para exigir sua libertação, já que a considerava uma "presa política".

Agora, Butina se declarou culpada e concordou em colaborar com os investigadores após um acordo com a promotoria. Ela permanecerá presa enquanto aguarda sua sentença, que pode ser de até 15 anos de prisão.

Retaliação

Putin negou que a prisão do americano seja uma política de "olho por olho, dente por dente". Segundo ele, a Rússia não vai "capturar pessoas inocentes para trocá-las por alguém."

De acordo com o presidente russo, esta área exige "muito cuidado". Ele criticou o processo aberto nos EUA contra a Butina e negou que ele trabalhasse para o Kremlin.

G1



Enquete
Você concorda com a atual administração municipal? Dê sua anota de 0 a 05
Total de votos: 536
Google News