26/04/2024 19:51:03

16/03/2009 00:00:00

Municípios


Municípios

Até às 13h20, o agente Sandro informou que a situação era caótica na Delegacia Regional de Matriz do Camaragibe, onde na manhã desta segunda-feira (16), foi iniciada uma rebelião. Os presos já atearam fogo em todos os colchões e quebraram os portões das celas. Os bombeiros não conseguiram entrar por falta de segurança.

"Eles já quebraram todos os portões e o maior, que separa as celas, eu coloquei mais dois cadeados. A situação está feia aqui na delegacia. Eles estão incontroláveis e exigem a presença do juiz" - disse o agente.

De início as informações preliminares davam conta de que os presos reivindicavam condições ‘dignas de sobrevivência’ nos locais, como melhorias na alimentação e higiene.

Mas, segundo o policial e o delegado Belmiro Cavalcante, titular da Delegacia Regional, a manifestação também foi motivada por uma tentativa frustrada de fuga.

“Oito presos escavaram um buraco em uma das celas, mas foram descobertos pelos agentes e acabaram impedidos de fugir”, explicou o delegado.

Segundo o comandante do 6º Batalhão de Maragogi, tenente-coronel Albuquerque, os presos já começaram a queimar colchões e exigem a presença do juiz daquela região, Igor Figueiredo, para negociação. Homens do Corpo de Bombeiros (CB) logo no início da rebeliaõ foram acionados e deslocados para conter as chamas. Os presos também reclamam da superlotação. São 35 presos em nove celas. Polícia Federal (PF) e Polícia Militar (PM) já foram acionados até o local para tentar conter a rebelião.

Enquanto o delegado Belmiro está em Maceió, quem atua na área é o delegado de Maragogi, Fernando Arthur da Silva, que havia deixado o município – por determinação do próprio juiz Igor Figueiredo - para levar dois presos para depoimentos em Porto de Pedras. No momento em que o motim iniciou, havia apenas dois agentes na delegacia.

Dia de Rebelião

Esta é a segunda rebelião que ocorre em delegacia alagoana, só nesta segunda-feira (16). Como a Gazetaweb havia noticiado no início desta manhã, os presos da delegacia do 1º Distrito também fizeram protesto contra as condições precárias em que se encontram. Eles queimaram colchões e amarram colegas, ameaçando queimar um preso em cada cela.

No entanto, as situações são diferentes. Enquanto que na delegacia de Matriz do Camaragibe, há 35 presos divididos em 9 celas, no 1º Distrito, localizado no bairro da Levada, em Maceió, os 26 presos são distribuídos em 3 celas. Em Maceió, a rebelião só foi contida após chegada de guarnições da Radiopatrulha e do Tigre.

com gazetaweb //



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News