25/04/2024 19:41:34

Educação
29/12/2018 08:07:00

Cursos de qualificação profissional impulsionam educação e trabalho nos presídios de AL


Cursos de qualificação profissional impulsionam educação e trabalho nos presídios de AL
Ilustração

Oportunizar acesso à educação e qualificação profissional: este tem sido um dos trabalhos permanentes da Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social (Seris). Com ações pontuais, a pasta tem alcançado bons resultados na reintegração dos apenados, reafirmando o compromisso do Governo de Alagoas com todos os cidadãos alagoanos que anseiam por justiça e paz.

O sistema prisional alagoano possui quatro modalidades de ensino: Educação de Jovens e Adultos (EJA), Ensino Superior, Pós-Graduação e qualificação profissional. As ações deste ano contemplaram quase 700 internos. Outro vetor importante no cárcere é o acesso e incentivo à leitura. Através do Projeto Lêberdade, por exemplo, 170 obras literárias foram lidas e analisadas pelas internas que cumprem pena no Presídio Santa Luzia.

A participação dos alunos em exames nacionais também foi ativa em 2018. Quase 200 apenadas foram inscritos para fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (ENEM-PPL), outros 50 fizeram o Exame Supletivo PPL e cerca de 400 participaram do Exame Nacional de Certificação de Competências de Educação de Jovens e Adultos.

Para a gerente de Educação, Produção e Laborterapia da Seris, agente penitenciária Andréa Rodrigues, as ações da pasta impactam na vida dos internos. “Trata-se da possibilidade de sustentar a família com um trabalho digno, ser alfabetizado e ingressar no Ensino Superior. Além disso, há o resgate da autoestima e do sentimento de existir como sujeito, podendo sonhar e crer num futuro promissor”, afirma.

Maior adesão nas salas de aula

Com o incentivo constante, o número de alunos ativos na Educação de Jovens e Adultos (EJA) só aumenta nas salas de aulas dos presídios. Este ano, foram 444 matriculados, maior que a média dos últimos dois anos, que foi de 367 alunos.

Apenas em 2018, 2.112 vagas em cursos educacionais e profissionalizantes foram ofertadas aos reeducandos por diversos parceiros da Seris. Dentre os principais, estão: Senai, Sesi, Instituto Mundo Melhor, Ifal, Senar, Wilivro/SEE, Senac, Sebrae, Pronatec, Ufal, Telesil-Engenharia e Saber Ser.

Trabalho

Graças às políticas ressocializadoras, os apenados do regime fechado também têm a oportunidade de trabalhar no Complexo Prisional de Alagoas e no Presídio do Agreste. Neste ano, 264 reeducandos puderam sustentar seus familiares ao tempo que se profissionalizavam no sistema prisional alagoano.

Ações exitosas

Mais de 70 ações foram coordenadas pela Gerência de Educação, Produção e Laborterapia da Seris, com destaque para o Projeto Novos Horizontes, nas Oficinas de Corte, Costura e Serigrafia; Projeto Capina-Ação, na Oficina de Capinagem; Projeto De Olho no Óleo, na Oficina de Saneantes; Projeto Plantando o Bem, na Oficina da Horta; Projeto Ressurgir, na Oficina de Filé, Pintura em Tecido, Decoupagem, Marcenaria Artesanal e Tornearia; Projeto Florescer, na Oficina de Floricultura; dentre outros.

*Redação Alagoas Alerta com Agência Alagoas

Alagoas Alerta



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News