26/04/2024 16:03:42

16/03/2009 00:00:00

Saúde


Saúde

Diarréia intensa e aquosa, seguida de vômito e febre. Esses são os principais sintomas da rotavirose, doença que acomete principalmente crianças recém-nascidas e pode levar à morte. Em Alagoas, assim como em outras localidades do Nordeste, a infecção pelo rotavírus acontece ao longo do ano, diferentemente de outras regiões do Brasil, onde são registrados mais casos da doença nos períodos mais frios.
 

“Em lugares onde as estações são mais definidas, isso ocorre no inverno, por isso dizemos que a rotavirose é sazonal. Em Alagoas, como há muito essa variação de clima, temos casos durante todo o ano”, explicou o médico Marcelo Constant. Ele disse também que no Brasil, ainda não se sabe muito sobre o rotavírus e por isso não se tem ainda a real dimensão dos problemas que podem ser causados pela doença.
 

A rotavirose pode ser detectada em adultos, mas com efeitos mais leves. Já em crianças, as conseqüências são mais graves, já que quadros de desidratação podem ser irreversíveis. O médico orienta as mães a levaram os filhos ao médico assim que perceberem os sintomas de uma rotavirose.
 

“Tem que ir imediatamente ao médico. Lá, ele vai orientar para que a criança seja hidratada, já que não há tratamento com remédios para esses casos. É importante lembrar que o rotavírus atinge principalmente crianças desnutridas e de classes sociais mais baixas. A recomendação fundamental é a hidratação com água, água de coco e soro”, afirmou Constant.
 

O médico explicou que o rotavírus é transmitido por meio de alimentos contaminados ou pelas fezes de pessoas infectadas. A transmissão de pessoa para pessoa se dá pelo contato com um doente ou pelo uso de objetos pessoais, como, no caso de crianças, chupeta, copo e mamadeira. “Quando alguém é exposto ao vírus, demora de três a cinco dias para a doença se manifestar, é o que chamamos de período de incubação”, observou ele.

Diagnóstico

Segundo Constant, o diagnóstico da rotavirose é detectado se o paciente apresentar quadro de diarréia súbita e intensa com vômitos. Com essa situação, o médico deve adotar dois procedimentos: tentar isolar o vírus nas fezes entre o primeiro e o quarto dias da diarréia e fazer um exame sorológico, recolher sangue e fazer a dosagem de anticorpos.
 

Mesmo não tendo um tratamento específico, existe uma vacina contra o rotavírus, mas ela não está à disposição em postos de saúde. Nos Estados Unidos, de acordo com Constant, já é usada uma vacina de uso oral.
 

“As vacinas são importantes, pois se cria uma proteção principalmente para as crianças. Na verdade, se morre de rotavirose pelas conseqüências dos vômitos e das diarréias, a criança pode ter colapsos. Quando falamos que isso ocorre nas classes mais baixas é porque crianças desnutridas e sem defesas estão mais expostas ao vírus”, afirmou Constant.

O que é o rotavírus?


O rotavírus é um vírus que causa diarréia grave e freqüentemente acompanhada de febre e vômito. É hoje considerado o mais importante agente causador de gastroenterites e óbitos em crianças menores de cinco anos, em todo mundo. A maioria das crianças se infecta nos primeiros anos de vida, porém os casos mais graves ocorrem principalmente até dois anos de idade. Em adultos é mais rara, tendo sido relatados surtos em espaços fechados como escolas, ambientes de trabalho ou em hospitais.
 

Até o momento, sete grupos foram identificados: A, B, C, D, E, F e G, sendo que os grupos A, B e C estão associados à doença no homem. O Rotavírus vêm sendo considerado em todo mundo o principal responsável por diarréia em crianças menores de 5 anos e tem sido a principal causa de surtos de diarréia em hospitais, berçários, creches e pré-escolas.

 

por Jornal Alagoas em Tempo - teresa cristina


Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News