26/04/2024 01:04:34

Especial
25/12/2018 08:09:00

Natal: conheça a história de maceioenses que não comemoram a data cristã


Natal: conheça a história de maceioenses que não comemoram a data cristã
Ilustração

Apesar de ser uma data muito querida pela maioria dos brasileiros, é fato que nem todas as pessoas comemoram o Natal no dia 25 de dezembro. A verdade é que em algu­mas culturas nem sequer há uma data específica para a celebração do nascimento de Jesus. Parece estranho, mas é só questão de tradição. Pensando nisso, o CadaMinuto conversou com algumas pessoas que não celebram a data cristã, para entender o que elas pensam e como passam a noite natalina. Confira:

“Minha noite natalina é dormindo (...) não gosto e não vejo sentido nessas comemorações”

José Carlos Santos do Carmo, de 27 anos, mestrando em História pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), contou que depois dos treze anos nunca participou de uma festa natalina. Segundo ele, que afirmou passar a data dormindo, sua família não possui o hábito de se reunir para confraternizar.

“Depois dos meus 13 anos nunca comemorei o natal, minha noite natalina é dormindo, tento evitar o máximo de contato com as pessoas e as felicitações porque não gosto e não vejo sentido nessas comemorações (...) Minha família não possui o hábito de reunir, para confraternizarmos. O motivo para não comemorar o natal e que com o passar do tempo” explicou ele.

Segundo José, com o passar do tempo ele percebeu que a festa era apenas mais uma data comercial, e que o sentido religioso acabava se perdendo até entre as pessoas cristãs. “Com o passar do tempo, você percebe que esta festa é apenas uma entre tantas outras datas comerciais que existem em nosso país é se existe um sentimento religioso ao meu ver ele acaba se perdendo em meio ao correria para encontrar presentes e a preparação da ceia, por exemplo” disse.

O mestrando contou ainda que não gosta dos fogos de artifício inerentes à época, por conta da sua cadela, e creditou o fato de não comemorar o natal a não ser uma pessoa religiosa. “Acho que não ser religioso é um dos motivos que me leva a ter um desapego a essa data como algo especial. Sem falar que odeio fogos de artifício neste período e em outros, porque assustam minha cadela” finalizou Carlos.

José Carlos Santos do Carmo

 


“Eu nasci em uma família budista, então nunca comemorei o natal”

A estudante Rafaela Melo, de 20 anos, é budista e também não comemora o natal. Segundo ela, que diz não ter lembraças com relação a data (tendo em vista que nunca a comemorou), a festa natalina é uma comemoração puramente capitalista. 

"Vivo em uma espécie de bolha, pois todos os meus parentes mais próximos não comemoram o natal, então não tenho lembranças. Na infância meu pais eram cristãos mas muito pobres, então também não havia festa. No entanto nós sabemos que essa data se tornou uma coisa sem precedentes. Pra mim é apenas uma data capitalista" disse ela.

Rafaela também contou que a referência mais próxima que tem do natal é de uma amiga próxima da família, que nunca é chamada para comemorar a data pois não pode contribuir com a ceia.

"A referência mais proxima que tenho dessa comemoração e de uma amiga dos meus pais que nunca é chamada para comemorar com a família pois não pode contribuir com um prato. O que mais vejo é intriga e pessoas querendo ter algo que não podem pagar, mas ainda assim se endividam, ficam no SPC pra fazer uma festa e comprar presentes. Essas coisas não me atraem" 

"Geralmente eu fico fico me preguntando cadê toda aquela harmonia e esperança de humaninade que viem filmes? Sei que cada caso é um caso, não da pra generalizar, mas continuo apenas apreciando apenas os desenhos na manhã de natal e já me sinto satisfeita" finalizou ela.

Imagem ilustrada de Buda

 


“Nunca me identifiquei com a maioria das coisas da igreja, e o natal é uma data cristã”

Marialice de Oliveria, de 23 anos, conta que não lembra ao certo quando deixou de comemorar o natal de fato, mas que acha que foi há mais ou menos dez anos, quando começou a assumir para as pessoas que não era cristã.

"Não lembro ao certo quando deixei de comemorar o natal, mas foi mais ou menos há dez anos atrás, quando comecei a assumir para as pessoas do meu círculo social que não era cristã. Nunca me identifiquei com a maioria das coisas da igreja, comecei a ler outras coisas, e o natal estava incluso nisso por que é uma data cristã" relatou ela.

De acordo com Marialice, a decisão nunca foi um problema para sua família, já que a festa que acontece na sua casa não tem um caráter muito religioso. 

"Nunca foi um problema para a minha família. Na minha casa o natal não tem esse caráter religioso, é mais sobre estar junto. Eu nunca tive a sensação de estar fazendo parte de uma comemoração sobre Jesus. Então nunca senti pressão nesse sentido" finalizou Marialice. 

Marialice de Oliveira

 

 Cada Minuto



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News