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Educação
22/12/2018 13:00:00

Resolução da BNCC do ensino médio é publicada no Diário Oficial da União


Resolução da BNCC do ensino médio é publicada no Diário Oficial da União
Ilustração

A resolução que institui a Base Nacional Comum Curricular para o ensino médio (BNCC) foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (18).

O parecer sobre a BNCC do ensino médio foi aprovado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) no dia 4 deste mês homologado pelo Ministério da Educação (MEC) no dia 14.

A base define o conteúdo mínimo que os estudantes de ensino médio de todo o Brasil deverão aprender em sala de aula, e deve ser implementada em cada estado conforme as realidades locais. A previsão é que as mudanças estejam em vigor no início do ano letivo de 2020.

A publicação desta terça normatiza o documento aprovado pelo CNE que servirá de base para a elaboração dos currículos estaduais.

Até então, o CNE já havia divulgado o documento final, mas que estava sob revisão para ser enviado ao Ministério da Educação.

O que muda no ensino médio?

  • Matemática e português terão carga horária obrigatória nos três anos do ensino médio;
  • Demais conhecimentos poderão ser distribuídos ao longo destes três anos (seja concentrado em um ano, ou em dois, ou mesmo em três)
  • Os currículos estaduais devem ser adaptados e implementados até o início das aulas de 2020

"Em vez de estudar especificamente uma disciplina de física ou química, eu posso tratar de um problema de matemática e meio ambiente, aplicar os conhecimentos conjugados. A organização [curricular] deixa de ser estanque e passa a ser mais focada no cotidiano", afirmou Eduardo Deschamps, presidente da comissão da BNCC no CNE.

Em construção desde 2015

A aprovação e homologação da BNCC encerra um processo de construção que durou três anos e meio.

Em 2016, com o anúncio da reforma do ensino médio, a BNCC foi "fatiada" em duas. Em 2017, foi aprovada a base do ensino fundamental. Em 2018, após muitos protestos, a base do ensino médio também foi aprovada.

Reforma do ensino médio

A reforma estabeleceu um currículo baseado em cinco itinerários formativos:

  1. linguagens e suas tecnologias
  2. matemática e suas tecnologias
  3. ciências da natureza e suas tecnologias
  4. ciências humanas e sociais aplicadas
  5. formação técnica e profissional

Com a reforma, ficou estabelecido que as escolas poderiam escolher como iriam ocupar 40% da carga horária do ensino médio. Os demais 60% seriam estabelecidos pela BNCC.

A reforma também previa mais escolas em tempo integral. A meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE), que prevê que, até 2024, 50% das escolas e 25% das matrículas na educação básica (incluindo os ensinos infantil, fundamental e médio) estejam no ensino de tempo integral.



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