19/04/2019 05:40:51

Alagoas
23/12/2018 08:05:00

Certificação de frigorífico dá início, em AL, ao Programa de Regionalização de Abatedouros


Certificação de frigorífico dá início, em AL, ao Programa de Regionalização de Abatedouros
Governador Renan Filho

Severino Carvalho

 

O governador Renan Filho fez, nesta sexta-feira (21), durante solenidade no Palácio República dos Palmares, a entrega do Registro Estadual de Estabelecimento à Dom Grill Frigorífico e Casa de Carnes, empreendimento localizado no município de Campo Alegre. De acordo com o governador, o ato marca o início da estruturação do Programa de Regionalização dos Abatedouros em Alagoas.

“Esse Programa está ganhando forma com a conclusão, que se aproxima, do abatedouro da cidade de Viçosa e com a regularização do abatedouro da cidade de Campo Alegre. Então, Alagoas começa a se estruturar para ter mais condições para o abate”, avaliou Renan Filho.

O Programa de Regionalização prevê um investimento de R$ 30 milhões na construção e readequação dos abatedouros regionais em Alagoas, além de melhorar as condições de transporte e de comercialização.

“Haverá um grande avanço com essa certificação do abatedouro de Campo Alegre e com a entrega do Abatedouro de Viçosa (prevista para março). Eu espero, nos próximos anos, ampliar a regionalização com a construção de mais um abatedouro de porte no Sertão. Existe, ainda, um abatedouro já em fase final na cidade de Murici e uma demanda para se fazer outro em União dos Palmares, que será levada em consideração”, adiantou o governador.

Renan Filho foi agraciado pelo empenho em manter o Programa do Leite, mesmo com o contingenciamento de recursos federais (Márcio Ferreira)

O Registro Estadual de Estabelecimento foi expedido à Dom Grill Frigorífico e Casa de Carnes pela Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), por meio do Serviço Estadual de Inspeção do órgão de defesa agropecuária. Com uma linha variada de cortes de carnes de bovinos, ovinos, suínos e aves, a Dom Gril oferta produtos devidamente padronizados e embalados a vácuo.

O proprietário Nicolas Pereira afirmou que a certificação representa um divisor de águas para o empreendimento, que gera 30 empregos diretos em Campo Alegre.

“Tudo o que a Adeal me exigiu facilitou demais a logística do dia a dia, reduzindo gastos. A nossa proposta não é vender carcaça, é vender os cortes desossados, nobres, e embalados a vácuo, fracionados e personalizados. Tentamos entrar em hotéis e restaurantes da capital e do Litoral Norte, mas as portas se fecharam porque a gente não tinha o selo”, recordou Pereira.

Comenda

Ainda durante a solenidade, o presidente da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), Aldemar Monteiro, homenageou o governador Renan Filho concedendo-lhe a Comenda de Inclusão Social Silvânio Barbosa. A honraria é entregue a personalidades dos segmentos agropecuário e político que contribuíram para o desenvolvimento da agricultura familiar em Alagoas, no segmento do leite.

De acordo com Aldemar Monteiro, Renan Filho foi agraciado, sobretudo, pelo empenho na manutenção do Programa do Leite, mesmo com o contingenciamento de recursos por parte do Governo Federal em 2018.

Renan Filho foi agraciado pelo empenho em manter o Programa do Leite, mesmo com o contingenciamento de recursos federais (Márcio Ferreira)

“Hoje, pela primeira vez, não vou cobrar nada ao senhor. A gente vem fazer um agradecimento público pela sua contribuição para que o Programa do Leite esteja vivo. Chegamos num momento de desespero e, no momento crucial, o senhor foi muito digno com essa cooperativa e com as demais. Se não tivesse esse Programa do Leite, seria muito difícil para o sertanejo sobreviver, principalmente o agricultor familiar”, observou Monteiro.

Renan Filho garantiu que vai trabalhar firme para dar continuidade ao Programa do Leite em 2019. “A parcela do Estado está garantida, mas é importante que todo o mundo trabalhe integradamente para que a gente mantenha o Programa do Leite. O papel do Governo Federal é muito importante para que não tenhamos descontinuidade de programas fundamentais como, por exemplo, o Garantia Safra, o Bolsa Estiagem, o Pronaf e o crédito do Banco do Nordeste, bem como os fundos constitucionais para investimentos”, ponderou o governador.

A solenidade contou, ainda, com a presença do presidente da Adeal, Ironaldo Monteiro; do secretário de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Henrique Soares; da prefeita de Campo Alegre, Pauline Pereira; e da deputada estadual, Jó Pereira; dentre outras autoridades.

Agência Alagoas



Enquete
Qual dos nomes elencados abaixo é seu candidato a Prefeito em 2020?
Total de votos: 17862
Google News