19/04/2024 12:35:35

Justiça
21/12/2018 08:09:00

Presidente Otávio Praxedes inaugura Complexo Integrado de Justiça Especializada, em Arapiraca


Presidente Otávio Praxedes inaugura Complexo Integrado de Justiça Especializada, em Arapiraca
Arapiraga ganha Complexo Integrado de Justiça

O Complexo Integrado de Justiça Especializada da Comarca de Arapiraca, que reúne o 1º e 2º Juizados Especiais Cíveis e Criminais, o Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, a 1ª Vara da Infância Criminal e Execuções Penais e a Turma Recursal da 2ª Região, foi inaugurado, nesta quinta-feira (20), pelo presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), desembargador Otávio Leão Praxedes.

A obra foi construída em cerca de um ano e sete meses com recursos do Fundo Especial de Modernização do Poder Judiciário (Funjuris), possui salas para a OAB/AL, Ministério Público e Defensoria Pública, seguindo as recomendações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Durante a solenidade de inauguração, o presidente Otávio Praxedes lembrou dos dias em que foi juiz em Arapiraca, quando participou dos pleitos para a construção do Fórum da comarca, e destacou sua felicidade em inaugurar o complexo que trará mais benefícios para a população alagoana.

“Minha gestão foi no sentido de elevar a instituição Poder Judiciário, em todos os eventos declinei que a sociedade pode se orgulhar do Judiciário alagoano, que os juízes têm que inspirar confiança para a sociedade e nunca o temor. Essa será a casa do povo, as instalações foram construídas para dar condições de trabalho e bem recepcionar os jurisdicionados, além de ter os espaços destinados aos que fazem parte do sistema de Justiça”, falou o presidente.

Otávio Praxedes também explicou que os edifícios receberam nomes de desembargadores e juízes que construíram uma brilhante carreira na magistratura. O 1º e 2º Juizados Especiais Cíveis e Criminais foram instalados no Edifício Juiz Manoel Fabrício Coelho, a Turma Recursal da 2ª Região, a 1ª Vara da Infância Criminal e Execuções Penais e o Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher estão no Edifício Juiz Pedro Medeiros Pereira e a Turma Recursal da 2ª Região no Edifício Desembargador Auberino Correia Barbosa.

 

O governador Renan Filho destacou que integração das unidades proporciona uma redução de gastos e melhor prestação de serviços. “Isso é moderno e dialoga com as novas tendências da nossa sociedade de maneira que eu quero parabenizar o TJAL, na pessoa do seu presidente, desembargador Otávio Praxedes, por estar antenado com as novas tendências entregando aqui [o complexo] que vai garantir mais justiça ao nosso povo. Fiquei muito feliz de estar presente a esta solenidade”, disse o governador.

Para o juiz Maurício Brêda, presidente do Funjuris, o complexo garantirá mais dignidade para os cidadãos alagoanos. “É uma obra com mais de 2.500 m², que estava abandonada em virtude da construtora ter abandonado a construção e por uma determinação pessoal do desembargador Otávio Praxedes, esta obra voltou a ser construída. Aqui foi aplicado tudo do bom e do melhor, o presidente não mediu esforços, disse apenas que queria entregar essa obra com a maior celeridade possível, foram muitas as dificuldades, mas os nossos engenheiros, arquitetos, as empresas contratadas cumpriram com as suas obrigações”, explicou o juiz.

O prefeito Rogério Teófilo parabenizou a iniciativa do presidente Otávio Praxedes, que segundo ele, ajudará ainda mais no crescimento da cidade. “Arapiraca ganha esse espaço, é bom para a Justiça, é bom para o povo arapiraquense. O desembargador Praxedes conduziu a Justiça alagoana com serenidade, equilíbrio, participação e humildade”, destacou o prefeito.

Juiz Orlando Rocha, prefeito Rogério Teófilo e o presidente Otávio Praxedes, após receberem a homenagem. Foto: Itawi Albuquerque

Na oportunidade, Rogério Teófilo entregou a Comenda Coronel Esperidião Rodrigues, maior honraria que o chefe do município de Arapiraca pode conferir, ao presidente Otávio Praxedes, pelo seu trabalho como juiz na comarca e como presidente do TJAL, e ao juiz Orlando Rocha Filho, pelo trabalho como magistrado nos anos em que atuou na comarca e pela sua contribuição ao ajudar a ampliar o ensino superior no município.

Também participaram da solenidade os desembargadores Washington Luiz Damasceno, João Luiz Lessa, Fernando Tourinho, Pedro Mendonça, José Carlos Malta Marques, Celyrio Adamastor Accioly, magistrados, servidores e familiares dos homenageados.

Robertta Farias – Dicom TJAL
imprensa@tjal.jus.br – (82) 4009-3240 / 3141

 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 30
Notícias Agora
Google News