25/04/2024 11:07:28

Governo
21/12/2018 20:00:00

Raquel Dodge denuncia Temer ao Supremo no inquérito dos portos


Raquel Dodge denuncia Temer ao Supremo no inquérito dos portos
Raquel Dodge PRG

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, denunciou o presidente Michel Temer e mais cinco pessoas ao Supremo Tribunal Federal. Eles são suspeitos de atuar para favorecer empresas do setor portuário com a edição de um decreto presidencial.

A denúncia se refere ao inquérito dos portos em que o presidente Michel Temer é suspeito de atuar em favor de empresas do setor em troca de benefícios. Raquel Dodge afirma que as provas juntadas na investigação demonstraram “a existência de um pernicioso e perene esquema de troca de favores cujo epicentro é Michel Temer, configurando um sistema institucionalizado de corrupção”.

Raquel Dodge quer que Temer seja condenado pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Além do presidente, outras cinco pessoas também foram denunciadas por corrupção passiva, ativa e lavagem de dinheiro: Rodrigo Rocha Loures, que foi flagrado carregando uma mala com R$ 500 mil, Antônio Celso Grecco, Ricardo Mesquita, João Batista Lima Filho, o coronel Lima, e Carlos Alberto Batista. A PGR pede que todos sejam condenados a pagar indenização por danos morais de R$ 32,6 milhões.

A denúncia foi apresentada a 12 dias do fim do mandato de Michel Temer. Não haverá tempo hábil para que o Congresso decida se a denúncia deve ou não ser analisada como manda a Constituição. Por isso, a PGR pede que a denúncia seja encaminhada a partir de 1º de janeiro, quando o Michel Temer não for mais presidente, para a Justiça Federal de Brasília, primeira instância, à qual cabe decidir se eles se tornam réus ou não.

Mas isso só deve acontecer mesmo em fevereiro, quando termina o recesso do Judiciário. O Palácio do Planalto afirmou que Michel Temer vai provar que não houve irregularidades na edição do decreto dos portos.

G1



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 42
Notícias Agora
Google News