20/04/2024 13:34:04

Política
14/12/2018 08:08:00

Contra Renan, senador pede ao STF votação aberta no Senado


Contra Renan, senador pede ao STF votação aberta no Senado
Senadores Renan Calheiros e Laser Martins

O senador Lasier Martins (PSD) entrou com mandado de segurança, na quarta-feira, 13, em que pede ao Supremo Tribunal Federal (STF) que determine votação aberta para a escolha do presidente do Senado que ocorrerá em fevereiro de 2019. A iniciativa mira a possível candidatura do senador por Alagoas Renan Calheiros (MDB-AL).

De acordo com o Estadão, um grupo de senadores, incluindo Lasier Martins, tem insistido na votação de um projeto que torna o voto aberto para a escolha do novo presidente ainda este ano. O presidente da Casa, Eunício Oliveira (MDB), no entanto, não atendeu aos apelos.

O grupo acredita que o voto aberto constrangerá senadores que desejam votar no emedebista.

Os senadores apostam que parte dos colegas deixaria de votar em Renan por não querer ver seus nomes expostos pelo apoio a um senador que responde a processos no Supremo.

No mandado de segurança, assinado pelo escritório do jurista Modesto Carvalhosa, Lasier alega que a Constituição Federal não prevê voto secreto para a eleição da Mesa Diretora do Senado.

Para ele, isso significa que o voto deve ser aberto e, por consequência, a regra do regimento interno do Senado é inconstitucional.

Extra Alagoas



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 34
Notícias Agora
Google News