19/04/2024 04:01:21

Polícia
12/12/2018 14:00:00

Golpe do Whatsapp que clonou celulares de deputados já fez 50 vítimas em Alagoas

Parlamentares Dudu Holanda, Marcos Barbosa e delegado Antonio Carlos Lessa já foram vítimas do grupo


Golpe do Whatsapp que clonou celulares de deputados já fez 50 vítimas em Alagoas
Delegado Tiago Prado

golpe do whatsapp clonado já fez, ao menos, cinquenta vítimas em Alagoas, dentre elas estão os deputados estaduais Dudu Holanda (PSD) e Marcos Barbosa (PPS) e o delegado da Polícia Civil Antônio Carlos Lessa. Alguns desses casos estão sob a responsabilidade da Divisão Especial de Investigação e Capturas (Deic), que instaurou inquérito policial para investigar os crimes.

Na avaliação do delegado Thiago Prado, trata-se de um crime muito bem articulado e pode envolver integrantes de empresas de telefonia e instituições bancárias. 

 

"Têm pessoas de várias partes do país envolvidas, têm pessoas tanto das operadoras de telefonia envolvidas que são os principais sujeitos que permitem a prática criminosa, porque é a partir daí que se clona a linha. Então o pontapé inicial do crime é por meio de um funcionário de operadora de telefonia", declarou o delegado Thiago Prado. 

Segundo o delegado, em Alagoas, cerca de 50 pessoas foram alvos dos criminosos. "Há suspeita também de facilitação em abertura de contas-correntes com documentação falsa, porque várias contas-correntes estão sendo indicadas para a prática do crime. Então a gente acredita que também tenha pessoas da rede bancária envolvida nessa prática criminosa", acrescenta o delegado Prado.

Os membros da quadrilha clonam e transferem a linha telefônica do aparelho da vítima para o chip do criminoso. Depois instala o aplicativo Whatsapp e começa a conversar com as pessoas conhecidas das vítimas, solicitando dinheiro. Desse modo, muitos acabam caindo. 

O deputado Marcos Barbosa (PPS) - outra vítima do golpe - não fez Boletim de Ocorrência na Deic, segundo informou o delegado. "Existem alguns casos que a gente acredita que eles estão selecionando as pessoas que vão sofrer o golpe. As investigações estão avançando, mas é um crime complexo e a gente precisa entrar em contato com as operadoras de telefonia e também com as redes bancárias para solicitar as informações que costumam demorar um pouco", explicou. 

O envolvimento nesse tipo de crime é tratado como estelionato e falsa identidade. O deputado Dudu Holanda fez Boletim de Ocorrência nesta terça-feira (11).

Gazetaweb



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 28
Notícias Agora
Google News