25/04/2024 21:07:38

11/03/2009 00:00:00

Polícia


Polícia

O acidente de trânsito que resultou na mutilação e morte do pedreiro José Enokes Idalino, de 48 anos, ocorrido do último sábado, 7, trouxe à tona um jogo intrincado de informações desencontradas. Nesta quarta-feira, 11, o titular da Delegacia de Acidentes, delegado Fernando Tenório, recebeu a mulher da vítima, o filho, além do sobrevivente e principal testemunha do acidente, José Manoel Silva de Oliveira, de 25 anos.

Tenório informou aos familiares do pedreiro José Enokes o que já havia dito à reportagem do Alagoas24horas, que até hoje, 11, quatro dias após o acidente, nenhum boletim de ocorrência chegou à especializada. Tenório disse que o procedimento normal em caso de acidentes envolvendo vítimas é que o boletim seja remetido à Delegacia de Acidentes. “Por se tratar de uma ação pública, o procedimento é incondicionante”, explicou Tenório.

O delegado informou que irá oficializar os órgãos envolvidos na ocorrência, Detran, BPTran, Instituto de Criminalística e Corpo de Bombeiros, para que remetam todas as informações à delegacia. Nesta quinta-feira, dia 12, o delegado deverá ouvir, em depoimento, José Manoel Silva de Oliveira.

A palavra do Detran

O Alagoas24horas conversou, também, com o chefe do setor de Controle de Acidentes da Perícia do Detran/AL, Douglas Mauro, que informou que o acidente foi relatado no Boletim de nº 560 e encaminhado para a Coordenação do Centro de Infrações do Detran, que deveria encaminhá-lo para a delegacia especializada.

No boletim, o funcionário narra que a perícia foi acionada pelo sargento Lins, do Batalhão de Trânsito (BPTran), e que ao chegar ao local as vítimas já haviam sido socorridas. Segundo o laudo, o veículo Citroen Picasso de placa NLX 5221/AL passou para a contramão e atingiu a motocicleta de José Enokes, que estava parada do outro lado da pista. Ainda segundo a avaliação do perito, a motorista evadiu-se do local sem prestar socorro às vítimas. O Alagoas24horas tentou entrar em contato com o presidente do Detran, Antonio Sapucaia, para saber porque este boletim não foi encaminhado, mas ele não foi encontrado.

Apesar do acidente ter sido coberto pelo Batalhão de Trânsito (BPTran), Detran/AL e Corpo de Bombeiros, nenhuma informação oficial foi enviada ao delegado que deverá investigar o caso. Segundo Tenório, que diz ter sabido do caso através do Alagoas24horas e oficializado com a presença dos familiares da vítima, a condutora pode ser condenada por homicídio culposo – sem intenção de matar – e omissão de socorro. Os crimes, conforme a legislação brasileira, preveem penas alternativas.

R$ 53 de multa

Segundo informações do site oficial do Detran-AL, o veículo Picasso preto, de placa NLX 5221, envolvido no acidente, pertence a Micheline Vilela Toledo, que é superintendente na Secretaria Estadual da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos.

O acidente consta na notificação de Número D 300096832, descrita da seguinte forma pela perícia do órgão: ‘Infração: Dirigir sem atenção ou sem os cuidados indispensáveis a segurança’. A multa aplicada à condutora foi de R$ 53,20.

Ontem, em entrevista ao Alagoas24horas, familiares de Enokes disseram que estavam desorientados com o descaso com o qual o fato estava sendo tratado pelas autoridades e denunciaram o fato de o acidente sequer ter sido registrado pela polícia, o que foi confirmado na manhã de hoje pelo delegado Fernando Tenório.

Testemunhas

Desde sábado, em contato com o Alagoas24horas, internautas denunciaram que o acidente estava sendo ‘encoberto’ pelas autoridades por envolver a ocupante de um cargo no alto escalão no Governo do Estado.

Testemunhas do acidente também afirmaram terem visto a condutora do Picasso que atropelou os dois trabalhadores descer do carro. “Ela era loira de cabelos curtos, estava acompanhada de um homem e parecia alcoolizada. Ambos saíram correndo sem prestar socorro às vítimas”, relatou o funcionário de uma loja.

Em clima de revolta, vários outros funcionários e comerciantes confirmaram as informações e denunciaram que foi realizada uma ‘operação limpeza’ no local do acidente, conduzida por seguranças armados que chegaram ao local em um Jetta preto.

Defesa

O Alagoas24horas entrou em contato com a assessoria da Secretaria Estadual da Mulher, para falar com a superintendente Micheline Tenório, mas fomos informados que deveríamos ligar em outro número. Apesar das tentativas, não conseguimos falar com a superintende.

com alagoas24horas //



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News