26/04/2024 13:05:59

Justiça
09/12/2018 20:00:00

Justiça em Números 2018: presidente Otávio Praxedes destaca conquista do Selo Prata


Justiça em Números 2018: presidente Otávio Praxedes destaca conquista do Selo Prata
Cupula diretiva mostra conquista da atual administração

O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, Otávio Praxedes, destacou o reconhecimento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) à corte alagoana, premiada na última terça-feira (4) com o Selo Justiça em Números 2018 - Categoria Prata. A solenidade de entrega do selo ocorreu na cidade de Foz do Iguaçu (PR).

"Com o apoio dos desembargadores, juízes e servidores, conseguimos melhorar consideravelmente os indicadores de produtividade do Judiciário de Alagoas e fizemos um enorme esforço para cumprimento das metas do CNJ", afirmou o desembargador.

Otávio Praxedes afirmou ainda que, apesar de todas as dificuldades, o TJAL buscou otimizar a prestação jurisdicional, tornando-a mais célere e efetiva. "Criamos a  Secretaria de Processamento Unificado, que, ao racionalizar o uso da mão de obra, eleva a produtividade dos funcionários da Justiça e reduz os custos para a Administração. Investimos na modernização do parque tecnológico do TJ e em seu Data Center, de modo que nos tornamos, segundo o CNJ, um dos únicos quatro Tribunais do país com 100% dos processos novos ingressados eletronicamente, no 1º e 2º graus de jurisdição", ressaltou.

O presidente citou outras medidas voltadas à melhoria da prestação jurisdicional, como a realização de concurso para servidores, a posse de novos magistrados e a criação de cargos para assessores de juízes. "Também investimos no Departamento de Precatórios do Tribunal de Justiça, de modo a facilitar e dinamizar o pagamento dos credores da Fazenda Pública, procedimento que foi alvo de elogios por parte do CNJ".

Selo concedido ao TJAL pelo Conselho Nacional de Justiça. Foto: Itawi Albuquerque

 

Área criminal

 

Na área criminal o desembargador destacou o mutirão do júri, que alcançou a maior taxa de êxito dos últimos anos (96,66% dos processos julgados) e o cadastramento biométrico de presos que vem sendo feito pelo Judiciário. 

Segundo Otávio Praxedes, a disponibilização dos dados para os órgãos de segurança pública configura um passo importante para a apuração mais eficiente da autoria dos crimes. 

"Também cadastramos todos os réus presos no Estado de Alagoas no Banco Nacional de Monitoramento de Prisões do  CNJ, o BNMP 2.0. A ferramenta possibilita o registro e a consulta de informações confiáveis sobre mandados de prisão, trazendo mais segurança para a sociedade e mais eficiência para o Judiciário", afirmou.

Para Otávio Praxedes, o Judiciário de Alagoas avançou e vai continuar avançando. "O nosso objetivo é alcançar um nível de excelência na prestação jurisdicional".

O Selo Justiça em Números 2018 foi recebido pelo vice-presidente do TJAL, desembargador Celyrio Adamastor Tenório Accioly.

Desembargador Celyrio Adamastor e corregedor nacional de Justiça, Humberto Martins, durante premiação em Foz do Iguaçu.

 

Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL - DS
imprensa@tjal.jus.br - 4009.3240/3141

Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook e acompanhe nossas atividades pelo Twitter. Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping. Acesse nosso banco de imagens. Ouça notícias do Judiciário em nosso Podcast.




 


Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News