16/04/2024 03:43:46

Esportes
09/12/2018 21:00:00

Série B: em 2019, Nordeste vai ter a menor representatividade na era dos pontos corridos


Série B: em 2019, Nordeste vai ter a menor representatividade na era dos pontos corridos
Ilustração

A Série B do Campeonato Brasileiro 2019 vai contar com menos uma região do país. Com o rebaixamento do Paysandu neste ano, o Norte ficará sem representante na Segundona Nacional. O Nordeste, que tinha quatro representantes em 2018, vai ter apenas três no ano que vem. É o menor número registrado na era dos pontos corridos, em vigor desde 2006. Para 2019, a Região Sul continua com sete representantes e a Região Sudeste ganhou mais dois times e também chegou aos sete clubes. 

Em 2018, CSA, CRB, Fortaleza e Sampaio Corrêa disputaram a Série B. Leão e Azulão subiram para a Série A. O Galo se manteve, mas o Sampaio foi rebaixado. Como Sport e Vitória caíram na Série A, vão se juntar ao Regatas e formar o trio nordestino na competição. A situação poderia ser melhor, mas Náutico, Santa Cruz e Botafogo-PB foram eliminados no mata-mata do acesso na Série C e vão disputar a Terceirona em 2019. 

Boa Esporte, Oeste, São Bento, Guarani e Ponte Preta formaram o quinteto do Sudeste neste ano. O Boa caiu, mas Bragantino, Botafogo-SP subiram da C para B e o América-MG caiu na Série A. Assim, em 2019, o Sudeste vai contar com sete clubes. 

Pela Região Sul, Avaí, Londrina, Coritiba, Brasil-RS, Criciúma, Figueirense e Juventude jogaram nesta temporada. O Juventude caiu e o Avaí subiu, mas o Paraná desceu na Série A e o Operário-PR chegou na Série B. O Sul se mantém com sete times e lidera a representação com o Sudeste.

No Centro-Oeste, Atlético-GO, Vila Nova-GO e Goiás formaram a trinca goiana em 2018. O Esmeraldino conquistou o acesso e vai jogar a Série A. Por outro lado, o Cuiabá retorna à Série B após eliminar o Atlético-AC no mata-mata de acesso da Terceirona. 

Veja como ficou a distribuição dos estados na Série B 2019. 

São Paulo - 6 clubes
Botafogo, Bragantino, Guarani, Oeste, Ponte Preta e São Bento.

Paraná - 4 clubes
Coritiba, Londrina, Operário e Paraná.

Santa Catarina - 2 clubes
Criciúma e Figueirense. 

Goiás - 2 clubes
Atlético e Vila Nova.

Alagoas - 1 clube
CRB

Pernambuco - 1 clube
Sport

Bahia - 1 clube
Vitória

Rio Grande do Sul - 1 clube
Brasil

Mato Grosso - 1 clube
Cuiabá

Minas Gerais - 1 clube
América

TNH1



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 21
Notícias Agora
Google News