26/04/2024 09:31:00

Mundo
09/12/2018 17:00:00

Venezuela ataca Grupo de Lima após proposta do Peru de romper relações diplomáticas


Venezuela ataca Grupo de Lima após proposta do Peru de romper relações diplomáticas
Ministro de Relações Exteriores da Venezuela

A Venezuela atacou o Grupo Lima neste sábado, após a proposta do Peru de romper relações diplomáticas com o país petroleiro, com uma mensagem do ministro das Relações Exteriores, Jorge Arreaza, acusando a aliança de violar os direitos humanos.

"Cartel (grupo) de Lima: alguns governos ligados ao narcotráfico/paramilitarismo, outros tão corruptos que seus presidentes são presos, muitos presidentes investigados hoje, alguns violam os direitos dos povos indígenas e os direitos humanos, outros dedicados ao neoliberalismo com devoção", escreveu Arreaza em Twitter, imitando uma definição de dicionário.

O chanceler peruano, Néstor Popolizio, anunciou na sexta-feira que pretende, na próxima reunião do Grupo Lima, em 19 de dezembro, em Bogotá, romper relações com a Venezuela e proibir a entrada de todos os membros do governo de Maduro em países do grupo.

"Como desconhecemos as eleições (venezuelanas) de maio passado, a consequência natural é propor como uma das ações a ruptura das relações diplomáticas com a Venezuela", disse Popolizio.

O Grupo de Lima foi criado por iniciativa do Peru em agosto de 2017 e integrado também por Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, Honduras, México, Panamá, Paraguai, Guiana e Santa Lucía.

https://www.afp.com/pt/noticia 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News