25/04/2024 23:37:58

Tecnologia
09/12/2018 16:00:00

Inteligência artificial está mais presente na sua vida do que parece


Inteligência artificial está mais presente na sua vida do que parece
Inteligência artificial

Qual é a primeira coisa que vem à sua mente quando você ouve falar em “inteligência artificial”? Um robô que se parece, pensa e fala como um ser humano? Talvez o Exterminador do Futuro? Isso pode até virar realidade um dia, mas não se engane: a inteligência artificial já está muito mais presente no seu cotidiano do que você imagina, embutida nos celulares, câmeras e computadores que controlam quase tudo na nossa vida hoje em dia. E isso só tende a aumentar, rapidamente, nos próximos anos.

O que são essas tecnologias de inteligência artificial — do presente e do futuro — e quais são os riscos e os benefícios que elas representam para a sociedade? Este será o tema do próximo USP Talks, com participação dos pesquisadores Alexandre Chiavegatto e Renata Wasserman.

Chiavegatto Filho é economista e doutor em Saúde Pública; professor e diretor do Laboratório de Big Data e Análise Preditiva em Saúde (Labdaps) da Faculdade de Saúde Pública da USP; especialista em análise de dados e inteligência artificial aplicada à saúde.

Renata é matemática e cientista da computação; professora do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP. É especialista em inteligência artificial, com ênfase nas áreas de Lógica e Representação de Conhecimento.

O evento será no dia 13 de dezembro, das 18h30 às 19h30, no Auditório do Museu de Arte de São Paulo (Masp) – localizado na Av. Paulista, 1.578, em São Paulo. Também será transmitido ao vivo pela internet.

Organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) da USP, o debate terá duração de uma hora, com duas apresentações de 15 minutos, mais meia hora de debate com o público. A entrada é gratuita e haverá gravação do evento. Ao início da sessão, as portas serão fechadas para garantir a acomodação de todos os presentes.

A bilheteria do Masp inicia a distribuição de ingressos às 16h30, um por pessoa, até às 18h30 ou até se esgotarem, o que ocorrer primeiro.]

https://jornal.usp.br/ 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News