25/04/2024 16:23:20

Saúde
07/12/2018 14:30:00

Que tal uma ida à sauna? Descubra cinco benefícios para a sua saúde


Que tal uma ida à sauna? Descubra cinco benefícios para a sua saúde
Ilustração

Existem vários benefícios comprovados cientificamente para quem frequenta a sauna, desde a diminuição do risco de incidência de doenças cardiovasculares, contribuindo para a melhoria da função cerebral, do humor e da respiração, além de tornar os músculos mais flexíveis.

Benefícios

1. Sistema cardiovascular

De acordo com um estudo publicado recentemente na revista BMC Medicinee partilhado em Lifestyle ao Minuto, visitar uma sauna duas ou três vezes por semana pode reduzir em 25% o risco de morte por doença cardiovascular. Já para aqueles que vão à sauna de quatro a sete vezes por semana, esse risco pode descer para 77%. 

2. Cérebro

A frequência das visitas também ajuda a diminuir o risco de doenças neurodegenerativas nos homens. Um estudo do ano passado publicado na revista Age and Aging revelou que ir à sauna duas ou três vezes por semana pode diminuir o risco de demência (22%) e de Alzheimer (20%). 

3. Músculos

Segundo o portal Medical Daily, investigadores da Universidade de Auburn, nos Estados Unidos, divulgaram que realizar alongamentos dentro da sauna pode melhorar a flexibilidade dos músculos em até 205%. A recomendação é que os indivíduos façam uma sessão por cerca de 15 minutos e de seguida façam os exercícios.

4. Sistema respiratório

Visitas frequentes à sauna, duas a três vezes por semana, ajudam a diminuir a probabilidade de desenvolver doenças respiratórias, como asma, doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC) ou pneumonia. O estudo, publicado em 2017, sugeriu que o calor é o responsável por estes resultados já que beneficia a função pulmonar e, consequentemente, melhora a respiração. 

5. Humor

Um artigo publicado na revista Alternative Medicine Review indicou que a sauna pode aumentar os níveis de endorfinas (conhecido como hormónios do prazer), promovendo a melhoria do humor nos indivíduos com depressão leve. Mesmo para quem não tem o transtorno, a visita é recomendada, pois ajuda a promover o relaxamento. 

Not[icias ao Minuto



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News