28/03/2024 22:24:00

Mundo
07/12/2018 08:06:00

Após ultimato dos EUA, Putin diz que saída do Tratado INF tem outra razão: novos mísseis


Após ultimato dos EUA, Putin diz que saída do Tratado INF tem outra razão: novos mísseis
Vladimir Putin Presidente da Russia

Falando a ministros de Relações Exteriores da OTAN na terça-feira, o secretário de Estado, Mike Pompeo, acusou a Rússia de violar o Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário (INF).

"À luz desses fatos, hoje a América anunciará que percebe a Rússia em violação do tratado e isso nos retirará do tratado em 60 dias, a menos que a Rússia retorne ao cumprimento dele", disse Pompeo.

 

O presidente russo rebateu e questionou as intenções estadunidenses.

"A declaração do senhor Pompeo chegou um pouco tarde", comentou Vladimir Putin na quarta-feira. "No início, o lado americano anunciou sua intenção de se retirar do Tratado INF, e então eles começaram a buscar justificativas do porquê deveriam fazê-lo".

O Congresso dos EUA autorizou o financiamento de pesquisa e desenvolvimento para construir novos sistemas de mísseis "antes que Washington anunciasse a retirada do INF", acredita Putin.

"A decisão foi tomada há algum tempo, mas silenciosamente — eles pensaram que não perceberíamos isso", pontuou. No entanto, o desenvolvimento de novos tipos de mísseis de alcance curto e médio foi um segredo aberto, já que "foi estabelecido no orçamento do Pentágono", acrescentou.

"Em seguida, eles começaram a procurar alguém para culpar", continuou o líder russo. "A coisa mais fácil é [dizer] ao público ocidental que a Rússia é culpada". Isso, de acordo com Putin, é o oposto da verdade, porque Moscou é contra o desmantelamento do tratado histórico.

Enquanto os EUA ameaçam sair do Tratado INF, já fizeram algo semelhante no passado recente. Em 2002, sob George W. Bush, Washington se retirou do Tratado de Mísseis Antibalísticos (ABM), "uma das pedras angulares da segurança internacional".

"Eles não eram tímidos [sobre isso], eles calmamente saíram dele — a propósito, sem qualquer referência a qualquer coisa", lembrou o presidente. Ele comparou isso ao que está acontecendo agora, acrescentando que os americanos "estão descobrindo quem culpar por esse movimento imprudente".

No final do dia, o desmantelamento do tratado não será deixado sem resposta. Enquanto os EUA estão trabalhando em novos tipos de mísseis, a Rússia não está em suas mãos, Putin reiterou. "Qual seria a nossa resposta? Simples: nós também faremos isso", finalizou.

https://br.sputniknews.com 



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 94
Notícias Agora
Google News