19/04/2024 23:24:25

Meio Ambiente
06/12/2018 09:00:00

Chuvas, raios, trovões, relâmpagos e até granizo são registrados no Sertão de AL


Chuvas, raios, trovões, relâmpagos e até granizo são registrados no Sertão de AL
Água chegou a invadir residencias

O Sertão em Alagoas está em festa - apesar da trovoada, raios e relâmpagos - depois da chuva que caiu nessa terça-feira (04) nas cidades de Jacaré dos Homens, Delmiro Gouveia, Pão de Açúcar, Batalha, Belo Monte, Jaramataia, entre outras. "É chuva com força em Jacaré, Sertão das Alagoas", comemorou uma moradora. 

Em Delmiro, o motorista de caminhão diz ser impossível de descer do veículo pela quantidade e força da água. "Eu não disse que o couro ia comer, olha a chuva, é muita água", relata ele enquanto grava um vídeo. "Sangue de Jesus tem poder", agradece.

A assessoria de Delmiro informou que entre domingo (02) e segunda (03) o número de relâmpagos foi “bastante grande”, sem registro de danos ou feridos de acordo com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Sobre o boato de ter chovido granizo, que circulou nas redes sociais, Samir Victor disse que não viu, mas ele reconhece o local onde foi gravado um vídeo mostrando pedras de gelo no jardim, populares pegam impressionados. É o posto fiscal que fica entre Delmiro e Paulo Afonso, na Bahia. "Pedras de gelo até umas horas", observa o autor do vídeo. 

Já em Pão de Açúcar, que chegou a marcar, nessa terça-feira, 36º, com sensação térmica de 42º, teve raios e travões. Além do alívio, a chuva também levou prejuízos aos sertanejos. Moradores do Povoado Impoeiras de Baixo, na zona rural, tiveram suas residências invadidas pelas águas, de acordo com o comunicador Fagno Pinto. Outros filmaram raios enquanto seguiam viagem.

Há registro de que algumas cidades ficaram momentaneamente sem energia elétrica por algumas horas no final do dia devido aos fortes temporais.

A previsão para esta quarta-feira (05), de acordo com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, é de chuvas em pontos isolados nos municípios do Sertão no período da manhã. Já para amanhã (06) a previsão é sol entre nuvens na região do Sertão.

Sobre o atemporal de ontem (04), foi devido o choque do ar quente com o ar úmido e da aproximação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) na região sertaneja vinda pelo estado de Pernambuco. 

 

 


Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 33
Notícias Agora
Google News