25/04/2024 23:31:07

Economia
03/12/2018 16:00:00

Cautela com cartão de crédito é chave para um ano novo sem estresse


Cautela com cartão de crédito é chave para um ano novo sem estresse
Ilustração

Com as festas de fim de ano se aproximando, o trabalhador brasileiro se depara com uma de suas maiores felicidades: o 13º salário. Com ele, chegam também muitos gastos que, às vezes, são inevitáveis, a exemplo de confraternizações com os colegas do trabalho, amigos secretos, a ceia natalina, presentes para os familiares e viagens para curtir o réveillon.

"Todos nós queremos curtir a virada de ano, mimar nossos filhos com as novidades do mercado e tomar aquela cervejinha na festa do colega, e o parcelamento destes custos no cartão de crédito pode parecer uma grande solução a curto prazo. Há, porém, a necessidade de tomar muito cuidado. É preciso lembrar que comemorações no final do ano são sempre sucedidas por ocasiões menos festivas, como o pagamento do IPVA, IPTU, matrícula escolar e muitos outros", lembra Dora Ramos, que é contadora e orientadora financeira.

Segundo ela, não há nada pior do que já começar o ano endividado. "E o cartão de crédito, logo ele que por tantas vezes é um forte aliado, pode se virar contra nós", destaca.

Pequenas e suaves parcelas, conforme avalia, rapidamente se tornam uma grande, incontrolável dívida. Então, a palavra-chave é a cautela. "Mantenha suas responsabilidades financeiras em mente. Se necessário, coloque-as na ponta do lápis. Lembre-se que duzentos reais gastos agora podem significar uma quantia que fará falta em 2019. Mais que isso: pense que uma dívida acumulada no início do ano tende apenas a crescer e criar proporções catastróficas ao longo dos 12 meses. Então, o foco do planejamento deve ser passar o ano zerado em termos de dívidas", afirmou.

O que fazer, então, com o 13º salário? A contadora orienta: "Primeiramente, pense em quitar quaisquer dívidas pendentes. Depois, se certifique que você consegue cumprir com os gastos já descritos aqui: IPVA, IPTU, etc. Tente, se possível, guardar algo extra, por menor que seja, para dias mais complicados de 2019. E, só então, comece a usufruir dele para viagens, presentes e comemorações. Evite, porém, parcelas muito longas. Será que vale a pena pagar o divertimento de dezembro até outubro do ano que vem?", questiona.

Para ela, ter o pé no chão no fim de ano é, sim, dificil, diante de tantas oportunidades de satisfações pessoais. Mas o importante é lembrar que a passagem de 31 de dezembro para 1º de janeiro é apenas mais um dia.

"O sentimento de renovação é prazeroso, mas permanece dentro de você. Suas dívidas e responsabilidades financeiras não desaparecem junto com os fogos e nem te deixam de lado para pular ondinhas. Comemore o fim de 2018, suas conquistas e realizações, sim, mas lembrando sempre que 2019 trará outros 365 dias", pondera Dora Ramos.

Notícias ao Minuto



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News