25/04/2024 17:37:06

Alagoas
02/12/2018 16:00:00

Taxa de pessoas que desistiram de buscar emprego cai em AL, mas ainda é a 2ª maior do país, diz IBGE


Taxa de pessoas que desistiram de buscar emprego cai em AL, mas ainda é a 2ª maior do país, diz IBGE
Ilustração

Alagoas tem a segunda maior taxa de pessoas que não estão trabalhando e desisitiram de procurar emprego do país, são 16% de desalentados, classificação dada a esse grupo pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A informação consta da última Pesquisa por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada neste mês de novembro, e considera dados do terceiro trimestre do ano (julho, agosto e setembro).

Embora Alagoas tenha uma das piores taxas de desalentados, o índice no estado caiu em relação ao segundo trimestre (16,6%), e foi ainda menor que a do primeiro trimestre (17%).

Neste novo levantamento, o estado ficou atrás apenas do Maranhão (16,6%). As menores taxas de desalentados foram observadas no Rio de Janeiro (1,2%) e em Santa Catarina (0,8%). No Brasil, o índice foi de 4,3%, estável em relação ao trimestre anterior, quando teve a maior da série histórica 4,4%.

A pesquisa apontou ainda que a taxa de desocupação de julho a setembro em Alagoas também ficou entre as maiores do país no último trimestre, 17,1%, deixando o estado na terceira colocação entre os piores. Contudo, esse índice teve uma leve redução em relação ao trimestre meses anterior (17,3%).

A desocupação considera pessoas de 14 anos ou mais, que são aquelas que estão aptas a trabalhar, mas não estão empregadas. Com esses números, o estado ficou atrás de Amapá (18,3) e de Sergipe (17,5%).

Quem está empregado

O levantamento da PNAD Contínua também mostrou dados sobre as pessoas que estão empregadas.

As pessoas ocupadas por conta própria em Alagoas são 26%, o que deixa o estado na 12ª colocação em relação à melhor Unidade da Federação do país neste quesito, o Distrito Federal (19,4%).

Já as pessoas no estado que estão trabalhando no setor privado, mas sem carteira assinada, são 35%. Os que estão no setor privado com carteira assinada são 65,2%.

G1-Alagoas



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News