Durante as ações da Operação Lei Seca realizadas em todo estado, as equipes têm notificado um alto número de condutores que estão desabilitados, principalmente nas cidades do interior. A maior média, de acordo com o coordenador da Lei Seca em Alagoas, Tenente Emanuel Costa, vem sendo registrada em Arapiraca.

Por cada operação deflagrada, 25 a 30 pessoas são flagradas dirigindo sem a carteira de habilitação na segunda maior cidade do estado. Para o tenente Emanuel, esse dado é muito preocupante tendo vista que o condutor que não passa pela formação está mais propenso a provocar acidentes.

Somente em Arapiraca, nas duas últimas operações, foram 80 motoristas  flagrados sem CNH. “Os condutores que passam por formação ainda acabam se envolvendo em acidentes por distração ou não por cumprirem o código de trânsito. Mas imagina uma pessoa que não passou por essa formação, não tem nenhum tipo de responsabilidade”, colocou o oficial.

Em Maceió, a média dos condutores flagrados sem CNH tem sido a menor registrada. Em cada operação são 8 a 10 pessoas flagradas.

Inabilitados no interior

Antes da interiorização da Lei Seca, muitos municípios alagoanos não possuíam nenhum tipo de fiscalização de trânsito, com isso muitos adolescentes antes de completar os 18 anos já pilotavam motos ou dirigiam veículos.

Com a chegada da fiscalização, esse problema ficou visível e o registro do número de acidente chamou atenção. De acordo com o coordenador da Lei Seca, em algumas cidades a operação chegou, primeiramente, como uma forma educativa e de orientação para depois atuar na fiscalização efetiva junto com a população.

“Nós estamos pedindo aos pais não deixem seus filhos dirigirem menor de idade, nem deem motocicletas de presentes antes dos 18 anos, sem que ele esteja habilitado. Estamos vendo muitos acidentes envolvendo jovens e uma das consequências tem sido justamente essa”, afirmou o tenente.