25/04/2024 02:50:08

Política
30/11/2018 17:00:00

Indicações para ministérios ligados à Presidência sugerem mudanças de função


Indicações para ministérios ligados à Presidência sugerem mudanças de função
Ministro Onix

Os nomes apontados por Jair Bolsonaro para Casa Civil, Secretaria de Governo e Secretaria-Geral da Presidência mostram que os três ministérios que tradicionalmente mantêm maior proximidade com o presidente da República poderão desempenhar funções diferentes a partir de 2019.

Os gabinetes das três pastas ficam dentro da estrutura do Palácio do Planalto e atuam em funções decisivas no governo, como elaboração de projetos de lei e medidas provisórias, distribuição de cargos comissionados e elaboração de políticas públicas.

O anúncio na segunda-feira (26) de um militar, o general Carlos Alberto dos Santos Cruz, para a Secretaria de Governo, um posto hoje de articulação política com o Congresso, sugere que Bolsonaro espera um papel diferente da pasta. Há dúvidas, inclusive, se ela manterá o status de ministério.

Escolhido para Secretaria-Geral de Bolsonaro, Gustavo Bebianno chegou a dizer que a Secretaria de Governo seria extinta. Espera-se ainda que Onyx Lorenzoni, futuro Casa Civil, assuma o diálogo com o Congresso.

A estrutura já foi alterada diversas vezes em reformas ministeriais para atender a interesses da base aliadas. Em fevereiro de 2017, o presidente Michel Temer editou uma medida provisória para criar a Secretaria-Geral, o que garantiu foro privilegiado a Moreira Franco, indicado como ministro da área.

Entenda as funções dos três ministérios próximos ao Planalto até o governo Temer:

Casa Civil

O ministro da Casa Civil é o braço-direito do presidente. O cargo ganhou peso político desde a nomeação de José Dirceu, no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Desde então, nomes como Antonio Palocci e Aloizio Mercadante passaram por lá, além de Dilma Rousseff.

O atual ministro é Eliseu Padilha, homem forte de Temer desde o início do governo. Ministro também no governo Dilma (PT) e no de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Padilha é o responsável pela distribuição de cargos de livre nomeação.

Cabe à pasta também a redação de projetos de lei e medidas provisórias que são enviadas para o Congresso, incluindo a verificação prévia da constitucionalidade e legalidade dos atos presidenciais, de acordo com a Lei nº 8.490/92. Também é função legal da Casa Civil monitorar órgãos da administração pública federal e publicar atos oficiais.

No governo Bolsonaro, a principal função do ministro Onyx Lorenzoni, que comandará a área, será a relação com o Congresso. Caberá a ele as negociações para aprovar propostas de interesse do Planalto, como a reforma da Previdência. O trabalho inclui entender as demandas de cada parlamentar e coordenar contagem de votos.

Na contramão das práticas do presidencialismo de coalizão no Brasil, em que as negociações são feitas com lideranças partidárias, a equipe do presidente eleito tem dialogado diretamente com bancadas temáticas, como a ruralista e a evangélica, ou individualmente com parlamentares cotados para assumirem cargos na Esplanada.

Na prática, a estratégia tem limitações no dia a dia do Congresso porque o funcionamento é baseado nas legendas. É a bancada partidária que orienta o voto e pode aplicar punições a parlamentares que contrariarem o entendimento da sigla. Bancadas temáticas não têm o mesmo poder formal.

A equipe de Bolsonaro não informou se as funções ligadas à elaboração de legislação serão mantidas na pasta.

Secretaria de Governo

No desenho atual, a Secretaria de Governo é a principal pasta responsável pela articulação política. Cabe à pasta o relacionamento com o Congresso Nacional e com partidos políticos e a interlocução com os estados, o Distrito Federal e os municípios.

Também está previsto como função a articulação com as entidades da sociedade civil, inclusive para criar instrumentos de participação popular, além de análises de políticas e temas de interesse do Planalto.

Outra tarefa da pasta é a formulação e coordenação de políticas públicas para a juventude, incluindo a cooperação com organismos nesta área.

Ainda não há informações sobre o que o futuro chefe da área, general Carlos Alberto dos Santos Cruz, fará. O militar foi comandante das forças da ONU no Haiti e no Congo e estava cotado para ser novo secretário nacional de Segurança Pública, cargo subordinado ao ministro da Justiça, Sérgio Moro.

 

ASSOCIATED PRESS
Futuro ministro da Secretaria-Geral, Carlos Alberto dos Santos Cruz foi comandante das forças da ONU no Haiti e no Congo.

 

A Secretaria de Governo foi criada em outubro de 2015, pela presidente Dilma Rousseff, a partir da fusão da Secretaria-Geral da Presidência, Secretaria de Relações Institucionais, Secretaria da Micro e Pequena Empresa e do Gabinete de Segurança Institucional.

Na época, a pasta foi ocupada por Ricardo Berzoini, que já havia sido ministro em outras 4 pastas nos governos petistas e presidente do PT.

No governo de Michel Temer, a Secretaria-Geral da Presidência e o Gabinete de Segurança Institucional foram recriados e a articulação política se tornou o principal foco da Secretaria de Governo.

O atual ministro é o deputado Carlos Marun (MDB-MS), escolhido por Temer em dezembro de 2017. Um dos aliados do ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha (MDB-RJ) até sua cassação, Marun deixou de disputar um cargo eletivo para continuar no governo emedebista até o fim.

Antes, o posto havia sido ocupado pelo deputado Antônio Imbassahy (PSDB-BA), cuja saída fez parte do movimento dos tucanos de deixar a base após denúncias da JBS envolvendo Temer.

O tucano havia assumido o lugar de Geddel Vieira Lima, que deixou o Planalto em dezembro de 2016, acusado de pressionar o então ministro da Cultura, Marcelo Calero, para liberar uma obra em Salvador (BA). Geddel está preso desde setembro de 2017 após a apreensão de mais de R$ 51 milhões em espécie em um apartamento ligado a ele.

Secretaria-Geral da Presidência

Com função de assessorar o chefe do Executivo, a Secretaria-Geral da Presidência da República acumula funções administrativas e de articulação com movimentos sociais.

No papel, as funções são similares às da Secretaria de Governo. De acordo com a Lei nº 11.204, de 2005, cabe ao ministério o relacionamento com entidades da sociedade civil, formulação de subsídios para os pronunciamentos do presidente, promoção de análises de políticas públicas e ações para juventude.

Também estão no guarda-chuva da pasta o assessoramento sobre assuntos relativos à política de comunicação, controle da publicidade e dos patrocínios dos órgãos da Administração Pública Federal e convocação de redes obrigatórias de rádio e televisão.

Atualmente, fazem parte da estrutura as secretarias de Comunicação Social, do Programa de Parcerias de Investimentos, de Assuntos Estratégicos e a de Aquicultura e Pesca.

 

EVARISTO SA VIA GETTY IMAGES
Sem experiência no Congresso, Gustavo Bebianno respondeu em tom de brincadeira que "pretende fazer um estágio com o ministro Onyx para ver como isso funciona" ao ser questionado sobre possível atuação na articulação política.

 

A Secretaria-Geral da Presidência passou a fazer parte da Secretaria de Governo na reforma ministerial de outubro de 2015, no governo Dilma, mas voltou a ter status de ministério em fevereiro de 2017, com Moreira Franco à frente.

O atual ministro é o deputado Ronaldo Fonseca (Podemos-DF), nomeado em maio deste ano, quando Moreira assumiu o Ministério de Minas e Energia. No governo Dilma, a pasta responsável pela interlocução com movimentos sociais foi comandada por Gilberto Carvalho e Miguel Rossetto.

Futuro ministro da área, Gustavo Bebianno afirmou, logo após a escolha de Bolsonaro, que "a principal tarefa da Secretaria é o trabalho de modernização do Estado, desburocratização". De acordo com ele, a Secretaria de Comunicação (Secom) será mantida sob a sua pasta, assim como o Programa de Parcerias de Investimento (PPI), criado no governo Temer para tocar a agenda de privatizações e concessões.

Sem experiência no Congresso, o advogado respondeu em tom de brincadeira que "pretende fazer um estágio com o ministro Onyx para ver como isso funciona" ao ser questionado sobre possível atuação na articulação política.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 42
Notícias Agora
Google News