29/03/2024 12:51:37

Viver Bem
27/11/2018 17:30:00

4 motivos para você parar de tomar refrigerante


4 motivos para você parar de tomar refrigerante

Que refrigerante não faz bem à saúde, todo mundo já está cansado de saber. Mas não é só isso: tomar bebidas açucaradas, especialmente quando jovem, pode causar sérios problemas à saúde -- desde problemas dentários até ataque cardíaco.

Medical Daily elencou alguns problemas de saúde que estão associados ao consumo de refrigerante, baseado nas últimas descobertas científicas. Veja:

1. Refrigerante faz você comer mais

De acordo com uma pesquisa publicada na revista científica National Center for Biotechnology Information, carboidratos na forma líquida dão menos saciedade do que carboidratos sólidos, o que pode fazer com que você consuma bem mais calorias do que deveria. Então, quando você toma refrigerante, só está consumido as chamadas "calorias vazias", que não nutrem, que não satisfazem sua fome e que só te engordam.

2. Aumenta as chances de problemas dentários

A maioria das pessoas já sabe que açúcar não é o melhor aliado de dentes saudáveis. Mas, mesmo os refrigerantes sem açúcares não são a solução. Dentistas alertam que bebidas ácidas, principalmente refrigerantes, deterioram os dentes.

Especificamente, refrigerante contém ácido fosfórico e ácido cítrico, que atacam o esmalte do dente por um período de 20 minutos. Quanto mais refrigerante você bebe, maior é a erosão e mais fraco será o esmalte do dente. Com o tempo, há um grande risco de você sofrer com cáries, além de sensibilidade ao envelhecer.

3. Eles podem causar diabetes tipo 2

Beber apenas uma ou duas latinhas de refrigerante por dia pode aumentar o risco de desenvolver diabetes tipo 2 em 26%, de acordo com um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Harvard. Segundo eles, refrigerantes estão ligados ao risco de diabetes.

Isso acontece porque a falta de fibras e quantidade excessiva de açúcar no sangue pode dar pico de insulina. A longo prazo, o corpo desenvolve resistência à insulina.

4. Aumenta o risco de morte prematura por ataque cardíaco

De acordo com um estudo apresentado em um encontro de prevenção epidemiológica da Associação Americana do Coração (AHA), em Nova Orleans, nos EUA, bebidas açucaradas, como refrigerantes, sucos industrializados, foram ligadas a mortes prematuras por doenças cardíacas.

O estudo constatou que consumidores de bebidas açucaradas têm duas vezes mais chances de morrer de doenças do coração do que aqueles que bebem com moderação.

Para chegar ao resultado, os pesquisadores acompanharam um grupo de adultos com cerca de 45 anos de idade por seis meses. Ele foi dividido entre os consumidores que bebiam, em média, cerca de 700 mililitros por dia, o que daria uma média de duas latinhas de refrigerante (350 ml), e aqueles que bebiam menos de 29 ml de bebidas açucaradas por dia.

https://www.huffpostbrasil.com 



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News