26/04/2024 07:32:20

Solidariedade
27/11/2018 21:00:00

Em estado crítico, Hemoal tem só 20% do estoque mínimo de sangue


Em estado crítico, Hemoal tem só 20% do estoque mínimo de sangue
Ilustração

G1-Al

O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) informou nesta segunda-feira (26) que está com apenas 20% do estoque mínimo de sangue para atender as maternidades e hospitais públicos. Por causa disso, cirurgias na rede pública podem ser canceladas.

Segundo o Homoal, até o último balanço, havia apenas 60 bolsas, mas o mínimo deveria ser de 300.

Para o Hemocentro, a situação piora porque na sexta (30) será feriado do Dia do Evangélico, seguido do fim de semana, quando historicamente há tendência de aumento das transfusões.

Diante do problema, o Núcleo de Captação de Doadores de Sangue apela para que os voluntários fidelizados se candidatarem à doação de sangue até a quinta (29).

“Mesmo com as coletas externas e com a mobilização realizada nas redes sociais, nosso estoque caiu consideravelmente, uma vez que já tivemos três feriados. Para repor o grande consumo de sangue, necessitamos de reposição, uma vez que as transfusões aumentaram neste mês, principalmente no HGE, enquanto o número de doações caiu”, disse a gerente do Hemoal, Verônica Guedes.

Posso doar?

Para doar sangue, o voluntário deve ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar no mínimo 50 quilos e portar um documento de identificação com foto. Aos menores de 18 anos, é necessário estar acompanhado dos pais para que autorizem o procedimento.

“Pessoas que tenham contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos, bem como mulheres grávidas ou que estejam amamentando, ficam impossibilitadas de doar sangue. E o procedimento, para ser repetido, deve respeitar um prazo de dois meses no caso dos homens e de três quando se tratar das mulheres”, explicou Verônica Guedes.

Onde ir?

Candidatos têm que ir nos fixos do Hemoal que ficam:

  1. Unidade Farol, que fica no Hospital do Açúcar, em Maceió. Funciona de segunda a sexta, das 8h às 11h.
  2. Unidade Trapiche: Rua Dr. Jorge de Lima, ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE). Funciona de segunda a sexta, das 7h às 18h e, aos sábados, das 8h às 17h.
  3. Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar), localizado na Rua Dr. Geraldo Barbosa, no Centro de Arapiraca. Abre de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30.
  4. G1-Al


Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News