19/04/2024 08:53:37

Alagoas
26/11/2018 08:03:00

Na contramão da violência, três municípios alagoanos não registram homicídio há um ano


Na contramão da violência, três municípios alagoanos não registram homicídio há um ano
Ilustração

A violência devastou muitas famílias, assustou a população da capital ao interior com o crescente número de mortes registradas nos últimos anos. No entanto, com a redução foi possível perceber algo que antes chegava a ser impensável: cidades sem registrar homicídio há mais de um ano.  A meta do Governo do Estado é já no final deste ano sair da lista dos 10 estados mais violentos do país com os resultados estatísticos de 2018.

No período de janeiro a outubro, Alagoas registrou 1.300 homicídios, tendo em sua maioria vítimas entre 12 a 29 anos. Distante dessa estatística, moradores de sete municípios alagoanos vivem a segurança de ter não nenhum crime violento letal registrado na cidade neste ano. São regiões tranquilas, distintas e localizadas no interior do estado. De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP), são as cidades de Mar Vermelho, Palestina, Pindoba, Monteirópolis, Olho D’Agua Grande, São Brás e Cacimbinhas.

As cidades de Palestina, Pindoba e São Brás não registraram homicídios desde 2017. “Este resultado mostra que o trabalho integrado e técnico que vem sendo realizado pelas forças de segurança em Alagoas está dando certo. Se observarmos os últimos quatro anos constatamos que Alagoas de uma forma geral vem reduzindo os índices de criminalidade, se colocando inclusive, entre Estados que conseguem reduzir a violência”, colocou a SSP.


Nos últimos quatro anos, a média do número de homicídios passou de 76,8 mortes para cada grupo de 100 mil habitantes em 2011, para 54,3 no ano de 2015, e chegou a 49,1. Já na capital, que chegou a ser uma das mais violentas do mundo, a redução foi ainda mais significativa, 31,7%.

Nos últimos três anos, Alagoas registrou oito vezes as menores taxas de homicídios da série histórica. O melhor resultado foi alcançado, recentemente, em julho. Além do número de mortes, o Estado também destacou a redução dos crimes contra o patrimônio, como os assaltos a ônibus que chegaram a 70% de redução no último mês.

 

A maior parte das cidades que não registrou nenhum homicídio está concentrada na região do Sertão do estado. De acordo com a SSP, não existe nenhum fator específico que tenha contribuído para essa redução nestes municípios.

“Claro que os investimentos feitos na Segurança Pública e os equipamentos que estão em funcionamento na região contribuem para este resultado. Hoje temos Centros Integrados de Segurança Pública nas cidades de Ouro Branco, Mata Grande, São José da Tapera e ainda na região da Bacia leiteira em Batalha e Major Isidoro. Em todas essas cidades dobramos o efetivo policial disponível, além de implantar a Força Tarefa. Estas ações contribuem para fortalecer o trabalho, pois temos mais possibilidades de combater a criminalidade na região. Com esse investimento conseguimos desarticular grupos criminosos, fazer grandes apreensões de drogas e combater roubos”, esclareceu.

Cada Minuto

 

 


Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 29
Notícias Agora
Google News