28/03/2024 14:01:51

Maceió
25/11/2018 12:00:00

Maceió aposta em projetos para fortalecimento da economia local


Maceió aposta em projetos para fortalecimento da economia local
Prefeito Rui Palmeira

Incentivar o desenvolvimento das potencialidades locais para gerar emprego e renda é um dos desafios das capitais brasileiras. Em Maceió, Prefeitura e sociedade civil organizada têm trabalhado para encontrar alternativas e desenvolver projetos para o fortalecimento da economia local. Uma dessas iniciativas é o incentivo à produção de própolis vermelha em comunidades com potencial para a atividade apícola. Esta semana, a Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Economia (Semec), entregou 20 kits compostos por caixas de abelha, cera, vestimenta e fumegador para produtores da Comunidade Saúde, em Ipioca.

“A apicultura tem um potencial imenso em Maceió e estamos buscando desenvolver a economia local a partir das potencialidades que nós temos aqui. A própolis vermelha é um produto já reconhecido internacionalmente e que conta com selo de Indicação Geográfica. Acreditando nesse potencial, nós iniciamos a estruturação de uma política pública voltada para fomentar essa atividade econômica”, disse o prefeito Rui Palmeira. 

Outra iniciativa é o projeto “Maceió Mais Inclusiva por meio da Economia Circular”, que visa qualificar a cadeia produtiva do sururu, Patrimônio Imaterial de Alagoas. A proposta é implementar o cultivo experimental do marisco em aquicultura, que utiliza uma estrutura para suspensão do sururu instalada em diversos pontos da Laguna Mundaú.

A capacitação e valorização das pessoas que vivem da cadeia produtiva do sururu é, segundo o prefeito Rui Palmeira, o principal objetivo do projeto. “Através da inclusão social e da economia circular, vamos elevar o sururu a uma condição que fortaleça ainda mais a economia da cidade. O produto, que hoje é subaproveitado, será utilizado não somente na gastronomia, mas também na fabricação de novos produtos, a exemplo de fertilizantes, material para a construção civil e alimentação animal”, destacou.

Ao todo, o Maceió Mais Inclusiva deve beneficiar 600 famílias que têm a extração do sururu como principal fonte de renda. O trabalho técnico realizado pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (Iabs) conta com o acompanhamento de pescadores e marisqueiras, que se propuseram a replicar os conhecimentos técnicos para a comunidade local.

A geração de renda por meio da economia solidária é outra frente de atuação da Prefeitura de Maceió, que por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), promove o incentivo ao trabalho manual.

No total, são quatro pontos de comercialização dos produtos: Maceió Shopping, Shopping Patio, Parque do Horto e Mercado do Jaraguá. Os 24 grupos, que são divididos entre os pontos em sistema de rodízio, vendem artigos de artesanato como filé, bonecas de pano e artigos de decoração e também comercializam produtos da gastronomia local, como biscoitos e cocadas.

TNH1



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 93
Notícias Agora
Google News