25/04/2024 04:47:30

21/06/2007 00:00:00

Interior


Interior

A pequena e aprazível Jaramataia estave em festa nesta quarta-feira, 20, quando comemorou seus 45 anos de emancipação política. E para marcar a data o prefeito João Pinheiro ao lado de seu vice Beto Paranhos, entrega novas obras em benefício da comunidade. Serão entregues a eletrificação em vários povoados através do programa Luz Para Todos.

No povoado São Pedro I serão inaugurados 2.439,50 metros quadrados de calçamento e a reforma do posto de saúde Vereador Francisco Roberto Costa e no São Pedro II serão entregues 920 metros de calçamento. Na cidade, o prefeito João Pinheiro estará fazendo a entrega da reforma e ampliação do posto de saúde Josefa Barbosa César, da reforma da Escola Profissionalizante Leonor Torres e da sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), que ganhará novas instalações.

Serão inaugurados ainda 4.672 metros de calçamento nas ruas Camilo Pinheiro da Silva, Travessa José Machado Barreto, Travessa Governador Divaldo Suruagy, Sinval Teodoro e Antônio Pedro dos Santos. A programação festiva será aberta às 5h30 com uma salva de tiros, seguida da corrida de pedestre, corrida de bicicleta, hasteamento das bandeiras do Brasil, Alagoas e Jaramataia, missa em ação de graças e final do V Campeonato de Futsal.

A programação terá ainda desfile cívico com bandas fanfarras, entrega de premiações esportivas e um grande show com participação das bandas Frutos da Terra, Jeito Manhoso, Gingado e Cavalo de Pau. A festa tem o apoio dos deputados federal Olavo Calheiros e Marcos Ferreira, parceiros da administração Pinheiro/Paranhos.

História

A origem do município, datada por volta de 1882, é a fazenda Jaramataia, de Manoel Barbosa Farias. Naquela época, havia apenas uma pequena casa onde residia uma senhora conhecida como Luiza. Exatamente onde se encontra hoje construída a cidade era a sede da fazenda.

Pouco tempo depois chegou ao local Dezinho Barbosa de Amorim, que começou um pequeno sítio. Os oito filhos do seu casamento continuaram na região formando suas próprias famílias e fazendo crescer o povoado: a Jaramataia dos Barbosa. O nome se originou da grande quantidade de jaramataias - árvores abundantes que cobriam parte das terras.

Em 1900 foi construída a primeira capela do povoado. Cinqüenta e quatro anos depois foi concluída a atual matriz de Nossa Senhora da Conceição. O povoado cresceu rápido e em 1961 foi elevado à condição de distrito. O desenvolvimento fez alguns grupos pedirem a emancipação, tendo como líderes Olavo Barbosa de Oliveira, José Barbosa, Aureliano Barbosa César, José Azarias Barbosa, José Maria Cavalcante e José Cícero Barbosa.

A autonomia aconteceu por força de lei 2.444, de maio de 1962, oficialmente em junho, com território desmembrado de Batalha. O município é um dos maiores produtores de leite do Estado e tem como atrações o Centro Cultural Beto Barreto e a Prainha do Açude, que é o ponto de encontro da população local e visitantes no final de semana.

Entre os eventos, destacam-se: a festa da emancipação política (20 de junho), a tradicional vaquejada (setembro) e a festa da padroeira Nossa Senhora da Conceição (8 de dezembro).

Fonte - www.alagoas24horas.com.br - Valderi Melo



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 42
Notícias Agora
Google News